REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

UNIVERSIDADE DO VALE DO SAPUCAÍ
FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS EUGÊNIO PACELLI
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA LINGUAGEM
REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

________________________________________________________________________________________

DA DEFINIÇÃO


Artigo 1º. As Atividades Complementares constituem componente curricular do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem e se caracterizam pelo desenvolvimento de atividades que venham a contribuir para a pesquisa e para a formação do pós-graduando.

 

Parágrafo Primeiro. As Atividades Complementares não são obrigatórias, podendo o pós-graduando optar por outras disciplinas para a integralização da carga horária mínima exigida pelo Programa.
Parágrafo Segundo. As Atividades Complementares poderão ser realizadas através de: Participação em Eventos; Publicações e Leitura Individual Orientada.

 

DOS OBJETIVOS

 

Artigo 2º. São objetivos gerais das Atividades Complementares:

 

I - Fomentar a frequentação, pelo pós-graduando, dos fóruns de pesquisa relativos à sua área de formação;
II - Incentivar a participação do aluno em atividades acadêmicas e científicas que venham a permitir sua permanente atualização e a troca de experiências;
III - Capacitar o aluno para o desenvolvimento das atividades acadêmicas e profissionais inerentes ao seu processo de formação.

 

DA DURAÇÃO E DA CARGA HORÁRIA

 

Artigo 3º. As Atividades Complementares, com carga horária total de 60 (sessenta) horas, terão valor de 1a 4 créditos, conforme quadro abaixo, e deverão ser cumpridas ao longo do curso de pós-graduação.

 

Parágrafo 1º. O pós-graduando deverá apresentar seus comprovantes de participação nas Atividades Complementares ao Colegiado do PPGCL, acompanhado de requerimento próprio preenchido na Secretaria de Pós-graduação.

 

Parágrafo 2º. Caberá ao Colegiado do PPGCL a conferência da documentação encaminhada e o deferimento ou não do pedido de convalidação de carga horária, levando em consideração o evento no que diz respeito a sua carga horária e a área a qual ele se enquadra.

 

Artigo 4°. A carga horária deverá ser cumprida,
I - nos eventos científicos promovidos pelo PPGCL e pela Universidade; ou
II - nos eventos científicos promovidos por terceiros, desde que aceitos pelo PPGCL; ou
III - por meio de publicações em revistas e periódicos especializados; ou
IV – através da inscrição do pós-graduando na disciplina Leitura Individual Orientanda.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Parágrafo 2°. Para efeito de obtenção de crédito, somente terão efeito as participações em congresso e publicações realizadas durante o período em que o aluno esteve regularmente matriculado no Programa.

 

 

 

 

 

 

 

Parágrafo único. A Leitura Individual Orientada só terá efeito se feita durante o período em que o aluno esteve regularmente matriculado no Programa, tendo um docente do mesmo como responsável pelo seu plano de leituras, que deverá ser entregue na ocasião de sua matrícula.

 

 

 

 

 

MESTRADO E DOUTORADO

Programa de Pós-Graduação

em Ciências da Linguagem