Apresentação  
 

O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem - Mestrado e Doutorado - da UNIVÁS parte da perspectiva de que a linguagem deve ser pensada em sua relação com a sociedade, concebida como parte do que é o próprio do homem, enquanto um ser histórico e que vive num mundo em que tudo significa e tem de ser significado por ele. Linguagem e vida social são inseparáveis. Aí se inclui a relação com o conhecimento e também com o ensino, as tecnologias, assim como a profissionalização dos sujeitos, seja em que área for. A partir de estudos que aliam o conhecimento da e sobre a linguagem com o sujeito que a pratica, a história, a ideologia e a sociedade, o saber sobre o funcionamento da linguagem é decisivo para a compreensão de qualquer objeto das ciências humanas e sociais, em primeira instância, mas também das ciências em geral e sobre o próprio ensino. Isso porque este saber é fundamental para o entendimento de qualquer objeto científico, mesmo quando este objeto científico é a própria linguagem e o que ela significa para o domínio da escrita e da leitura, em qualquer nível. 

 

Nosso Programa oferece 3 linhas de pesquisas dentro desta perspectiva:

 

• a de análise de discurso, que se caracteriza pela observação do funcionamento da linguagem em sua relação com a exterioridade para compreender diferentes formas de discurso em seu modo de existência na sociedade e a maneira pela qual um objeto simbólico produz sentidos; 

 

• a de língua e ensino, que parte do pressuposto de que ler e escrever exigem do sujeito que ele conheça como uma língua se constitui, como funciona, para ser autor de sua leitura e escrita, buscando assim produzir conhecimentos que permitam a ele tomar posição frente às políticas de língua, e a ensinar a língua em uma conjuntura em que existem línguas dominantes e um multilinguismo regulado; 

 

• a de linguagem, conhecimento e suas tecnologias, que reúne projetos sobre as novas tecnologias e mídias digitais, considerando a produção de tecnologias em diferentes momentos da história e da sociedade, objetivando compreender deslocamentos produzidos por elas no ensino, em face da autoria, de efeitos-leitor, da produção e circulação do conhecimento. 

 

São linhas de pesquisa que, em qualquer área de conhecimento, levam à produção de novos instrumentos científicos, próprios para o saber e a descoberta, que reclamam uma nova posição diante da ciência, do ensino e da pesquisa. Os estudos que vêm ocupar esse lugar são aqueles que pensam a linguagem como fato social, no processo histórico, em uma conjuntura em que linguagem, tecnologia, ciência, política e sociedade se articulam. Estes estudos sobre a relação linguagem e sociedade resultam em formas de conhecimento que são hoje uma exigência para a formação dos especialistas em qualquer área profissional. Em uma sociedade em que cada vez mais se reconhecem os sujeitos como sujeitos de conhecimento, seja porque produzem ciência, seja porque a consomem, o saber que sustenta o domínio da relação entre linguagem e ciência é necessário para qualquer cientista, para qualquer profissional em atividade, ou para todos os que se dedicam ao ensino. É isto que os estudos do nosso Programa propiciam, contribuindo para que o cientista, o educador, o profissional - seja qual for seu campo de conhecimento e sua área de atuação - torne-se um sujeito apto a refletir sobre seus próprios instrumentos e trabalhar com mais qualidade seu próprio objeto e com mais resultados com seus aprendizes. Esta forma de conhecimento o torna um sujeito independente, um pesquisador, capaz de inovar em seu saber e em sua profissão.

 

Público-alvo:
Graduados em Linguística, Letras, Jornalismo, Literatura, Publicidade, Relações Públicas, Relações Internacionais, Comunicação, História, Ciências Humanas e Ciências Sociais e Políticas, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Administração de Empresas, Fonoaudiologia, Artes, Psicologia, Educação, Direito, Filosofia, Teologia, Enfermagem e todos que se interessam por linguagem em seu campo de conhecimento e/ou profissional.

Conheça mais sobre o PPGCL navegando pelo menu abaixo.

MESTRADO E DOUTORADO

Programa de Pós-Graduação

em Ciências da Linguagem