Para acessar notícias de anos anteriores, clique aqui

Notícias - Ano 2018

Docente do PPGCL é convidada do I CONEAD

No período de 28 a 30 de novembro de 2018 foi realizado o I Colóquio do Núcleo de Educação a Distância (I CONEAD) da Universidade Federal São João Del Rei. Nesta primeira edição a Profa. Renata Chrystina Bianchi de Barros (PPGCL/Univás) foi convidada para discutir a Educação a Distância expondo a pesquisa “Tecnologia e Educação: possibilidades de produção de conhecimento” com a qual aponta para a importância de se compreender o funcionamento da tecnologia nos modos de existência do sujeito na formação-social do século XXI. Também participou desta mesa redonda o Prof. Eduardo Barrére (UFJF). O Prof. Luis Fernando Soares (UFSJ) mediou os debates. A docente ainda contribuiu com o minicurso "publicação de artigos de qualidade" em parceria com o Prof. Eric Batista Ferreira (UNIFAL).

XIX edição do "Café com Saber" em de Poços de Caldas

Na noite de 8 de novembro de 2018 foi realizada mais uma edição do “Café com Saber”, no Café Concerto, em Poços de Caldas - MG. Neste evento itinerante, que acontece desde 2013, as palestrantes convidadas foram a Profa. Dra. Juliana de Castro Santana, docente do PPGCL, e a Profa. Dra. Maraisa Rodrigues da Silva Borba, egressa do PPGCL, que nos fizeram refletir sobre o tema “Língua, ensino e sociedade”. Participaram da atividade professores e alunos da Univás e professores e alunos de outras instituições de ensino da rede pública e privada de Minas Gerais.

Nessa XIX edição do “Café com saber”, a partir de análises de diferentes materiais didáticos escolares, os professores apresentadores produziram um espaço de discussão sobre a responsabilidade do trabalho com a linguagem em relação aos possíveis sentidos produzidos pela linguagem, nas relações em sala de aula e para além desse espaço. Essa foi mais uma atividade do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL) da Univás, que vem trabalhando outras formas de circulação e de intervenção do conhecimento na sociedade, pela linguagem, no diálogo com profissionais de diferentes áreas.

Acompanhe a circulação e a divulgação dos nossos eventos em: https://www.facebook.com/pg/PPGCienciasDaLinguagem/events/?ref=page_internal.

Docentes do PPGCL participam do IV SEPLEV

De 29 de outubro a 1 de novembro de 2018, foi realizado o IV Seminário de Estudos em Práticas de Linguagem e Espaço Virtual (SEPLEV), no Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense, em Niterói-RJ. O evento contou com a participação das docentes do PPGCL, Profa. Dra. Juliana de Castro Santana e Profa. Dra. Paula Chiaretti, que apresentaram, em coautoria, o trabalho intitulado "Uma compreensão discursiva e psicanalítica da ‘personalização’ da anatomia e da identidade de gênero", na Sessão Gêneros e sexualidades: discursos, subjetividades e resistências, coordenada pela Profa. Dra. Dantielli Assumpção Garcia (UNIOESTE) e pelo Prof. Dr. Alexandre Ferrari Soares (UNIOESTE).

VIII edição do "Café com Saber" no SESC de Pouso Alegre

Na noite de 30 de outubro de 2018 foi realizada mais uma edição do “Café com Saber”, no SESC de Pouso Alegre, em Pouso Alegre - MG. A proposta e a organização desse evento fazem parte das atividades do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL) da Univás, e acontece desde 2013 na cidade e região.

Nessa VIII edição, os palestrantes convidados foram o Prof. Dr. Atílio Catosso Salles, docente do PPGCL, e o Prof. Me. Diego Henrique Pereira, doutorando do PPGCL que nos fizeram refletir sobre o tema “Fake News e Mídias Sociais”. Participaram da atividade professores e alunos da Univás, professores e alunos de outras instituições de ensino da rede pública e privada de Pouso Alegre e de outras cidades próximas.

Acompanhe a circulação e a divulgação dos nossos eventos em: https://www.facebook.com/pg/PPGCienciasDaLinguagem/events/?ref=page_internal.

Primeira parte da Oficina 3 do Projeto ALinE é realizada

No dia 25 de outubro de 2018, foi realizada a primeira parte da oficina "Linguagem, Ensino e Tecnologia", que faz parte do Projeto de Extensão “A linguagem vai à escola (ALinE): uma relação entre a pós-graduação e a educação básica” do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL) da Univás. Estiveram à frente dessa primeira fase da oficina a Profa. Dra. Débora Massmann (PPGCL-UNIVÁS), o Prof. Dr. Atilio Salles (PPGCL-UNIVÁS), o Prof. Me. Diego Pereira (Doutorando do PPGCL-UNIVÁS) e o responsável pelo departamento de tecnologia da informação da Superintendência Regional de Ensino (SRE), Ricardo Toledo.

O principal objetivo desse primeiro encontro foi dar espaço para que os participantes da oficina pudessem compartilhar e discutir experiências decorrentes da prática docente afetada pelo uso das novas tecnologias, tal como ela é realizada nas escolas de ensino fundamental da região de Pouso Alegre. Participaram desta etapa da oficina professores da Educação Básica, bem como gestores e especialistas da tecnologia da informação.

Docente do PPGCL participa de evento do em comemoração aos 50 anos do PPG em Linguística da UFRJ, pelo Museu Nacional

De 22 a 26 de outubro de 2018, o Encontro dos 50 anos do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ: 50 anos da Pós-Graduação em Linguística no Brasil foi realizado na Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com a presença de pesquisadores pioneiros da Pós-Graduação em Linguística no Museu Nacional da UFRJ. A Profa. Dra. Juciele Pereira Dias, docente do PPGCL-UNIVÁS, participou do evento como convidada a ministrar o Minicurso "História das ideias linguísticas", nos dias 25 e 26, em que trabalhou sobre a produção do saber metalinguístico brasileiro em relação ao processo de disciplinarização da ciência Linguística no Brasil, considerando, em especial, o percurso acadêmico de Joaquim Mattoso Câmara Junior, fundador do setor de Linguística do Museu Nacional e da Pós-Graduação em Linguística na UFRJ.

 

Mais informações em:  https://ppglinguisticaufrj50anos.webnode.com/

Profa. Dra. Eni Orlandi participa do VIII ENALIHC e IV ENSAD na Unemat

De 02 a 05 de outubro de 2018, em Cáceres-MT, foram realizados o VIII Encontro Nacional Linguagem, História e Cultura – ENALIHC e o IV Encontro Nacional de Semântica e Análise de Discurso – ENSAD, organizados pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT e pela Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul - UEMS, por meio do Programa de Pós-Graduação em Linguística - PPGL. Os eventos contaram com a participação da coordenadora do PPGCL-UNIVÁS, Profa. Dra. Eni Orlandi,  como convidada da mesa “Estudos Discursivos”, em que proferiu a conferência "Ocupar ou construir espaços? Uma Ética Cívica do Social". Composta também pela Profa. Dra. Cristiane Dias (Labeurb/UNICAMP) e coordenada pela Profa. Dra. Maristela Cury Sarian (UNEMAT/Cáceres), essa mesa produziu um forte momento de discussão acadêmico-científica entre os pesquisadores da Análise de Discurso e da Semântica e discentes de diferentes instituições, o que contribui, em especial, para o fortalecimento das relações de trabalho entre o PPGCL-UNIVÁS e o PPGL-UNEMAT, firmadas por convênio entre essas duas instituições.

5º SIMDT – Seminário Integrado de Monografias, Dissertações e Teses e 1ª Semana de Letras

De 02 a 05 de outubro de 2018, foi realizada a quinta edição do Seminário Integrado de Monografias, Dissertações e Teses (SIMDT) e a primeira edição da Semana de Letras “Maria Onice Payer”, organizados pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL), por meio do seu Núcleo de Pesquisas em Linguagem (Nupel), em parceria com a coordenação do Curso de Letras da Univás. Dando continuidade à tradição do SIMDT, e ao lado da Semana de Letras, a organização, no coletivo, foi pensada de modo a receber os trabalhos científicos – de Graduação, Mestrado e Doutorado – considerando a heterogeneidade de instituições de ensino, nas diferentes regiões do Brasil, para dar condições a circulação do conhecimento em espaços de debates outros sobre os modos de se fazer pesquisa no campo das Ciências da Linguagem. Na noite do dia 02, as atividades dos eventos tiveram início com a Profa. Dra. Maria Onice Payer (PPGCL-UNIVÁS), professora homenageada da Semana de Letras, que ministrou a oficina “Escrita e arte” ao lado da doutoranda do PPGCL, Maraísa Borba. E na manhã do dia seguinte, foi realizada a mesa de abertura constituída pelo presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS), José Walter da Mota Matos; pela pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Profa. Dra. Andrea Domingues; pela coordenadora adjunta do PPGCL, Profa. Dra. Débora Massmann e pela vice coordenadora do Curso de Letras, Profa. Dra. Joelma Pereira de Faria. Os eventos contaram com a participação da pesquisadora convidada, Profa. Dra. Maria Cristina Leandro Ferreira (UFRGS), que proferiu a conferência “Desafios e aventuras na pesquisa em Análise do Discurso” e ministrou a oficina “Os conceitos fundadores da Análise do Discurso”. Durante os dias 03, 04 e 05, foram realizadas nove plenárias com apresentações de trabalhos, bem como apresentações de pôsteres e uma atividade artístico-cultural produzida pelos alunos do Curso de Letras, Julio César Santos e Henrique Tavares Cunha, que fizeram apresentações musicais, de composições autorais, em diferentes estilos, MPB e Punk Rock. No último dia, os eventos tiveram em seu encerramento a conferência “Nossas línguas são crioulas ou ‘a’ língua não há”, proferida pela Profa. Dra. Luiza Castello Branco (PPGCL-UNIVÁS). O enlace do SIMDT e da Semana de Letras vêm a fortalecer os espaços de produção do diálogo acadêmico em torno da relação entre linguagem e sociedade, em um trabalho de formação de pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, promovido pelo PPGCL e pelo Curso e Letras, no Sul de Minas e com efeitos que se fazem presentes também em outras regiões do Brasil.

II Dedo de Prosa discute o ensino de língua inglesa

No dia 27 de setembro, na Unidade Fátima da Univás, foi realizada a segunda edição do Projeto de Extensão "Dedo de Prosa". A convidada desta edição foi a doutoranda do PPGCL e professora de Língua Inglesa do Instituto Federal de Campos do Jordão, Amanda Bicudo de Souza, que conversou com os alunos sobre o ensino de língua estrangeira desde a  Educação Básica até o ensino superior, salientando as especificidades da carreira de professor, além de discutir as noções de leitura e de interpretação com base em planos de aula e nas propostas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Promovido pelo Curso de Letras em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL),  a atividade tem como objetivo oportunizar aos acadêmicos do Curso de Letras o contato com diferentes profissionais das Letras (escritores, professores, poetas, artistas etc.) e, dessa maneira, possibilitar que eles conheçam a complexa dimensão do trabalho que pode ser realizado tanto na escola quanto em outros espaços de atuação do profissional das Letras.

2º parte da Oficina 2 do Projeto ALinE é realizada

No dia 26 de setembro de 2018, a Profa. Dra. Luciana Nogueira (PPGCL-UNIVÁS) e o Prof. Dr. Eduardo Alves Rodrigues (PPGCL-UNIVÁS) ministraram a segunda parte da oficina "Ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica: o político e práticas de avaliação", que faz parte do Projeto de Extensão “A linguagem vai à escola (ALinE): uma relação entre a pós-graduação e a educação básica”. O principal objetivo desse segundo encontro, em torno da questão da avaliação sendo pensada a partir da noção discursiva do político, foi dar espaço para que os participantes da oficina pudessem compartilhar e discutir experiências decorrentes da prática de avaliação tal como ela é realizada por eles nas escolas, e, a partir daí, propor encaminhamentos possíveis, levando-se em conta o que foi trabalhado também no primeiro encontro, realizado em agosto. Participaram dessa segunda etapa da oficina professores de língua portuguesa que atuam do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio, a professora de Língua Portuguesa e vice-diretora do CESEC, bem como supervisores e orientadores educacionais de Pouso Alegre. Além do relato de experiências com avaliação, as professoras participantes apresentaram projetos e propostas que estão sendo realizadas nas escolas e as questões daí decorrentes.

Docentes e pesquisador do PPGCL participaram do IX SELIFRAN

De 20 a 22 de setembro de 2018, foi realizado o IX SELIFRAN – Seminário de Pesquisa em Linguística da Unifran: “Nas malhas do discurso, nas trilhas do texto”, na Universidade de Franca (Unifran), em Franca-SP, do qual participaram a Profa. Dra. Débora Massmann, coordenadora adjunta do PPGCL, que compôs a Mesa-redonda “Retórica e Multimodalidade” e foi arguidora de trabalhos de mestrandos de Linguística Textual e Retórica; a Profa. Dra. Luciana Nogueira, que compôs a Mesa-redonda “Discursividades e subjetividades: esboços e projetos de nação”, tendo também participado como arguidora de trabalhos de mestrandos em Análise de Discurso; e o Prof. Dr. Guilherme Adorno (CAPES-PNPD), pesquisador em Pós-doutorado no PPGCL-Univás, que proferiu a palestra “O digital como um campo de questões para os estudos do texto e do discurso”. Essas atividades produzidas vêm a fortalecer as ações acadêmico-científicas do PPGCL da Univás com o Mestrado em Linguística da Unifran.

Ciclo de Palestras em Estudos da Linguagem do Curso de Letras da Univás

No dia 18 de setembro de 2018, o Curso de Letras da Univás, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL), realizou a palestra “O título no processo de produção do conhecimento”, proferida pela Profa. Dra. Juciele Pereira Dias, docente do PPGCL. A atividade foi realizada no âmbito do Projeto de Extensão "Ciclo de Palestras em Estudos da Linguagem", no corrente semestre, em articulação com a disciplina Estrutura da Língua Portuguesa II (Sintaxe) que compõe a grade curricular do Curso de Letras e é ministrada pela Profa. Dra. Luciana Nogueira, também docente do PPGCL-UNIVÁS.

Docentes do PPGCL do Grupo ETL/CNPq participaram do V Ciad em São Carlos

De 12 a 14 de setembro de 2018, no V COLÓQUIO INTERNACIONAL DE ANÁLISE DO DISCURSO (CIAD), realizado em São Carlos - SP, docentes do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL) apresentaram pesquisas que desenvolvem no âmbito do Grupo de Pesquisa ETL - Estação Tecnológica da Linguagem (Univás/CNPq), cuja proposta foi debater as relações entre discurso e (pós)verdade, efeitos de real e sentidos da convicção, bem como promover um espaço de reuniões de trabalho com pesquisadores membros do ETL de outras instituições. Os líderes do ETL, professores Eduardo e Renata, coordenaram a seção intitulada Práticas de linguagem como tecnologias: Verdade como efeito de sentido, na qual foram apresentados os seguintes trabalhos: “Políticas de interpretação em rede: tecnologia, sujeito, verdade”, pelo Prof. Eduardo Rodrigues; “Inovar para (não) mudar: tecnologia; ciência; educação; políticas públicas”, pela Profa. Luiza Castello Branco; e  “O atravessamento da iniciativa privada na produção de políticas públicas de educação”, pela Profa. Renata C. B. de Barros. Outros trabalhos decorrentes da relação interinstitucional estabelecida via ETL com outros Grupos de Pesquisa brasileiros também integraram a referida seção. Ainda no evento, o Prof. Eduardo Rodrigues lançou a obra Uma vida pela linguagem. Homenagem a Émile Benveniste (Editora Pontes, 2018), co-organizada com a Profa. Dra. Cármen Agustini (UFU/GELS-CNPq).

Notícias - Ano 2018

Pesquisador do PPGCL participa do II IPEL - Intercâmbio de Pesquisas de Estudantes de Letras na UFLA

De 10 a 14 de setembro de 2018, foi realizado o II IPEL - Intercâmbio de Pesquisas de Estudantes de Letras, organizado pelo Departamento de Letras da Universidade Federal de Lavras (UFLA). A conferência de abertura do evento, intitulada "Criadores digitais, autoria e performatividade discursiva", foi proferida pelo Prof. Dr. Guilherme Adorno (PNPD-CAPES), pesquisador em pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL) da UNIVÁS.

Docente e discente do PPGCL participaram de atividades acadêmicas na Fepi-Itajubá

Nos dias 05 e 06 de setembro de 2018, foi realizada a XVII Semana Acadêmica do Curso de Letras – SELETRAS "Analisando discursos: a presença de Pêcheux no Brasil", na Fepi - Fundação de Ensino e Pesquisa/Centro Universitário de Itajubá, em Itajubá-MG. O evento contou com a participação da Profa. Dra. Débora Massmann, coordenadora adjunta do PPGCL, que proferiu a palestra “Entre ‘o já dito e o a-se-dizer’: leitura de arquivo” e da Profa. Me. Stella Maris Rodrigues Simões, doutoranda do PPGCL, que ministrou o minicurso “Ler Pêcheux, ler com Pêcheux. Ainda durante a XVII SELETRAS, a docente do PPGCL participou da banca de defesa de monografia de Adeline de Fátima Daniel, discente da Especialização em Leitura, produção e Revisão de Textos, sob a orientação da Profa. Me. Stella Simões, no Centro Universitário de Itajubá.

PPGCL realizou Aula Magna com a Profa. Dra. Greciely Costa (Labeurb/UNICAMP)

No dia 29 de agosto de 2018, no salão de eventos da Univás (Unidade Fátima), às 10 horas, foi realizada a Aula Magna “Discurso, cidade e as imagens desorganizadoras do espaço público", proferida pela Profa. Dra. Greciely Costa, pesquisadora do Laboratório de Estudos Urbanos (Labeurb), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Organizada pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL), por meio do Núcleo de Pesquisas em Linguagem (Nupel), esta Aula é um marco do início do segundo semestre de atividades do PPGCL e foram analisados os gestos de interpretação, de resistência, da imagem do/no urbano, constituídos pela sobreposição imagem-cidade na desorganização dos sentidos antes evidenciados no espaço público.

O evento contou com a mesa de abertura composta pelas autoridades da Univás: Prof. Dr. Luiz Roberto Martins Rocha, Vice-reitor da Univás; Profa. Dra. Ana Beatriz Alckmin Teixeira Loyola, representando a Pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa; e a Profa. Dra. Eni Orlandi, Coordenadora do PPGCL. Também estiverem presentes alunos e professores do PPGCL, bem como alunos e pesquisadores de outras Instituições de Ensino Superior, que produziram, junto com a professora convidada, um forte espaço de reflexões sobre o funcionamento da linguagem, da imagem, na cidade. Ao final do evento, a coordenadora do PPGCL, Profa. Dra. Eni Orlandi, tomou a palavra em homenagem ao trabalho da Profa. Dra. Greciely Costa, realizado por quase sete anos no PPGCL e também ao trabalho da Profa. Dra. Débora Massmann, coordenadora adjunta do PPGCL.

 

2º Oficina do Projeto ALinE

No dia 22 de agosto de 2018, a Profa. Dra. Luciana Nogueira (PPGCL-UNIVÁS) e o Prof. Dr. Eduardo Alves Rodrigues (PPGCL-UNIVÁS) ministraram a oficina "Ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica: o político e práticas de avaliação", que faz parte do Projeto de Extensão “A linguagem vai à escola (ALinE): uma relação entre a pós-graduação e a educação básica”. Um dos objetivos dessa oficina foi compartilhar e refletir sobre experiências e questionamentos dos professores participantes que vivenciam e protagonizam diversas práticas de avaliação na escola. Participaram da oficina professores de língua portuguesa que atuam do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, bem como supervisores e orientadores educacionais e a superintendente regional de ensino da SRE/PA.

Discutiu-se, sobretudo, como conceber a avaliação e sua relevância como parte constitutiva da prática de ensino e aprendizagem. Diferentes perspectivas e modelagens de avaliação foram trabalhadas, de modo a expô-las ao fundamento discursivo do político, o que permitiu iniciar um trabalho na direção de dar consequência ao fato de que os sentidos são sempre divididos, inexatos, fazendo deslizar a prática da avaliação do foco de perguntas encabeçadas por “o quê?” para perguntas que enderecem o processo de produção de significação a partir da concepção de linguagem e de sujeito como não transparentes e incompletos.

Clique aqui para conferir o cronograma das oficinas realizadas pelo Projeto ALinE.

Doutoranda do PPGCL participa de evento na Universidad Autónoma Latinoamericana (UNAULA)

No dia 09 de agosto de 2018, a doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL) da Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS), Malu Mendes, participou do "III ENCUENTRO LATINOAMERICANO DE DERECHO CONSTITUCIONAL" realizado na Universidad Autónoma Latinoamericana - UNAULA, em Medellín, na Colômbia. Em sua palestra (em espanhol), representando o Brasil, a doutoranda analisou o tema "EL PRINCIPIO CONSTITUCIONAL ANTICORRUPCIÓN", em que debateu a (in)existência e a importância do princípio contra a corrupção nas constituições latino-americanas. O evento contou com a participação de palestrantes colombianos e mexicanos e foi um grande sucesso. 

Ações de relacionamento com a Universidade Federal de Rondônia (Unir)

Na última semana de julho, a Profa. Dra. Eni Orlandi, a Profa. Dra. Juciele Pereira Dias, o Prof. Dr. Atilio Catosso Salles e o doutorando Diego Pereira, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL), da Univás, foram convidados a participar do “II Encontro Nacional de Análise de Discurso - II ENADIS”, evento realizado de 25 a 27 de julho de 2018, na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), em Porto Velho-RO. Com a temática Conhecimento, História e Língua, o II ENADIS contou com a conferência de abertura da Profa. Dra. Eni Orlandi, coordenadora do PPGCL.

No dia 25 de julho, o Prof. Dr. Atilio Salles proferiu palestra na mesa Conhecimento e a Profa. Dra. Juciele Dias participou como debatedora do documentário Selva na Selva (Luiz Carlos Martins e Paulo Cezar Freire, 2004), na sessão Discurso em Análise. No dia 26 de julho o doutorando Diego Pereira apresentou trabalho no Simpósio Práticas pedagógicas, diferenças culturais e linguagens, do qual também foi um dos coordenadores. E no dia 27 de julho, o Prof. Dr. Atilio Salles ministrou o minicurso Discurso e Arte e a Prof. Dra. Juciele Dias proferiu palestra na mesa Língua.

O ENADIS é um evento que faz parte de um processo de consolidação das pesquisas em Análise de Discurso no Estado de Rondônia, na região norte do Brasil e envolveu, em sua organização, o Mestrado Acadêmico em Letras, o Mestrado Acadêmico em História e Estudos Culturais, o Mestrado Acadêmico em Estudos Literários, o Mestrado Profissional em Educação Escolar) e o Grupo de Pesquisa Conhecimento, História e Língua (GPeCHeLi/CNPq), liderado pelo Prof. Élcio Aloisio Fragoso (UNIR) e Profa. Dra. Juciele Pereira Dias (UNIVÁS). Nesta edição, o ENADIS foi contemplado com apoio financeiro da  Fundação Rondônia de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa do Estado de Rondônia (FAPERO), em projeto submetido sob a coordenação do Prof. Dr. Élcio Fragoso (UNIR) e vice-coordenação da Profa. Dra. Juciele Dias (UNIVÁS). O evento e o Grupo de Pesquisa são duas ações que contribuem para o fortalecimento do relacionamento entre o PPGCL-UNIVÁS e o Mestrado em Letras-UNIR, que já conta também com uma atividade de coorientação do trabalho de dissertação, de Carlos Barroso de Oliveira Jr, defendida no dia 24 de julho de 2018. O T.A.E.S Prof. Me. Carlos de Oliveira Jr, o Prof. Dr. Rodrigo Fonseca (UFSB) e a Prof. Dr. Juciele Dias trabalham ao lado do Prof. Dr. Élcio Fragoso na coordenação do ENADIS.

Mais informações disponíveis em: http://www.enadis.unir.br/


 

2º parte da Oficina 1 do Projeto ALinE é realizada

No dia 5 de julho, dando continuidade ao tema “Diagnósticos Médicos e os Gestos de Interpretação na Escola e na Saúde”, as professoras Dra. Juliana de Castro Santana (PPGCL-Univás) e Dra. Paula Chiaretti (PPGCL-Univás) realizaram a segunda oficina de 2018 do Projeto de Extensão “A linguagem vai à escola (ALinE): uma relação entre a pós-graduação e a educação básica”. Essa segunda parte da discussão do tema teve como objetivo principal compartilhar as experiências dos professores participantes desta oficina que vivenciam e protagonizam diversas práticas de inclusão na escola. Estão envolvidos nessas discussões inspetores de alunos, supervisores e orientadores educacionais, professores das salas de recursos e demais educadores da rede estadual de ensino, que trocam suas experiências quanto a alunos que apresentam algum tipo de deficiência e/ou privações sociais necessitando de uma atenção no processo de ensino-aprendizagem. Discutiu-se, sobretudo, como esses gestos e tentativas de inclusão se dão no espaço escolar e quais são seus efeitos na escola, na sociedade e na subjetividade daqueles que participam direta ou indiretamente no processo em questão. 

 

Clique aqui para conferir o cronograma das oficinas realizadas pelo Projeto ALinE.

Prêmio ANPOLL de Tese

No dia 27 de junho de 2018, a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística – ANPOLL – tornou pública a lista dos vencedores do Prêmio ANPOLL de Teses e Dissertações: Luiz Antônio Marcuschi, em que se destaca o trabalho de tese “Corpo-em-arte: sujeito, presença e performance”, de Atilio Catosso Salles, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL) da Univás, por sua classificação em terceiro lugar dentre os 65 (sessenta e cinco) trabalhos inscritos, 30 (trinta) teses e 24 (vinte e quatro) dissertações, deferidos para concorrer ao Prêmio.

 

A tese foi defendida no dia 1 de setembro de 2017, sob a orientação da Profa. Dra. Eni Orlandi e coorientação da Profa. Dra. Greciely Costa, no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL) e é um momento de premiação na história do Programa, pois as primeiras teses desenvolvidas no âmbito do PPGCL/Univás começam a se destacar na comunidade científica brasileira e trazem a público o resultado de todo o investimento institucional, profissional e pessoal de professores e alunos de nosso Programa.

 

Para mais informações sobre o prêmio, acesse:

http://anpoll.org.br/portal/resultado-do-premio-anpoll-de-teses-e-dissertacoes-2018/​

Discentes e egressos do PPGCL participaram do Ciclo de Palestras em Estudos da Linguagem

Nos meses de maio e junho de 2018, o Curso de Letras da Univás, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL), realizou o Ciclo de Palestras em Estudos da Linguagem, que se constituiu enquanto um espaço de reflexão sobre a linguagem e o seu funcionamento na sociedade, colocando em discussão demandas sociais e diferentes práticas profissionais no campo das Ciências da Linguagem, bem como a diversidade tecnológica, artística e cultural produzidas por essas práticas no Sul de Minas, na história. No dia 10 de maio, a professora Tamyres Cecília da Silva, mestranda do PPGCL e bolsista FAPEMIG, proferiu a palestra “Língua e educação: uma análise discursiva das propagandas da BNCC”. No dia 14 de junho, o professor Diego Henrique Pereira, doutorando do PPGCL, proferiu a palestra “Linguagem e os sentidos de tecnologia na sociedade”. E no dia 21 de junho, o professor Luiz Roberto Silva, mestre egresso do PPGCL, proferiu a palestra “Língua, arte e cultura no Sul de Minas”. Nesta edição, o Ciclo de Palestras foi produzido como parte das atividades da disciplina Introdução aos Estudos da Linguagem, do Curso de Letras da Univás e contou com a participação de alunos do curso de Letras e de mestrandos, doutorandos e egressos do mestrado do PPGCL da Univás.

PPGCL participa do XXXIII Encontro Nacional da Anpoll em Cuiabá

De 27 a 29 de junho de 2018, foi realizado o XXXIII Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação em Letras e Linguística - Enanpoll, na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá - MT. Participaram do evento as docentes do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL) da Univás, Profa. Dra. Débora Massman, a Profa. Dra. Juciele Pereira Dias e a Profa. Dra. Luciana Nogueira, juntamente com o pesquisador em pós-doutorado, Prof. Dr. Atilio Catosso Salles (CAPES-PNPD). A Coordenadora Adjunta e docente do PPGCL, Profa. Dra. Débora Massmann, esteve presente representando a coordenação do PPGCL da Univás nas reuniões e votações dos Programas de Pós-Graduação em Linguística e Literatura. Durante o lançamento de livros do XXXIII Enanpoll, realizado no primeiro dia do evento, foi lançado o livro Discurso, sujeito e relações de trabalho na contemporaneidade, da Profa. Dra. Luciana Nogueira, publicado pela Pontes Editores.

 

Como parte das atividades do Grupo de Trabalho em Análise de Discurso, a Profa. Dra. Maria Onice Payer, docente do PPGCL, ao lado da Profa. Dra. Maria Teresa Celada (USP) e da Profa. Dra. Maria Cristina L. Ferreira (UFRGS), organizou a linha de pesquisa Processos de subjetivação, identificação, cultura do Grupo de Trabalho de Análise de Discurso. A Profa. Dra. Juciele Pereira Dias e a Profa. Dra. Luciana Nogueira apresentaram o trabalho “Língua, educação e práticas discursivas na história: sentidos em disputa na BNCC” na linha de pesquisa História das Ideias Linguísticas.  E o Prof. Dr. Atilio Catosso Salles apresentou o trabalho "Gesto (d)e interpretação na ordem do digital", na linha de pesquisa Práticas discursivas, diferentes materialidades e movimentos na história e foi saudado, pelos colegas pesquisadores do Grupo de Trabalho, por ser um dos vencedores do Prêmio ANPOLL de Teses e Dissertações.

I Oficina das Letras é realizada em parceria com o PPGCL

No dia 22 de junho de 2018, o Curso de Letras da Univás, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL), realizou a I Oficina das Letras, ministrada pela mestre egressa do PPGCL da Univás, professora Carolina do Prado Franco, que apresentou aos alunos a pesquisa desenvolvida no mestrado sobre a relação entre o jurídico e o literário, tomando a obra “Clara dos Anjos”, de Lima Barreto, como lugar de observação da constituição de sentidos de família. A realização de oficinas visa dar aos alunos de Letras a possibilidade de já começarem, na prática, desde o primeiro ano do curso, a tomarem contato com os estudos realizados no amplo universo das Ciências da Linguagem. Essa primeira edição propiciou a leitura, a análise e a discussão da obra pensando, sobretudo, o processo de constituição de sentidos na Literatura de modo a contribuir tanto para a disciplina de Introdução aos Estudos Literários quanto para o enriquecimento da formação literária dos alunos.

Docente do PPGCL participou de atividades acadêmicas na UNEMAT

A Profa. Dra. Débora Massmann, docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL), participou de atividades acadêmicas na Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT). Nos dias 20 e 21 de junho, proferiu a conferência de encerramento “Os sentidos de 'delinquente' em Cesare Lombroso”, no III Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos, ao lado do Prof. Dr. Eduardo Guimarães (UNICAMP/Labeurb). Esse evento reuniu um público de aproximadamente 500 pessoas (alunos de graduação, de especialização, de mestrado do Profletras e de Doutorado da UNEMAT). E no dia 20 de junho, a docente do PPGCL participou da banca de defesa de mestrado de Marly Fátima Ferreira, discente do Programa de Pós-Graduação em Linguística, da UNEMAT.

PPGCL realiza VIII Seminário dos Alunos

No dia 21 de junho, às 14 horas, no Salão de Eventos da Unidade Fátima, o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL), por meio de seu Núcleo de Pesquisas de Linguagem (Nupel), realizou a oitava edição do Seminário dos Alunos do PPGCL. Este evento tem como objetivo apresentar pesquisas de mestrado e de doutorado em desenvolvimento por discentes do PPGCL e contou com a apresentação dos alunos: doutorando Francisco Romanelli, com o trabalho “'Filosofia de botequim': o discurso da malandragem resistente no samba de Ataulfo Alves”; mestranda Tamyres Cecília da Silva (FAPEMIG), com o trabalho “Sentidos de Novo Ensino Médio: por uma análise discursiva de propagandas governamentais”; mestranda Darlene Rodrigues de Freitas, com o trabalho “Discurso, corpo, sujeito”; mestrando Cássio Paulo de Castro, com o trabalho "O lucro como uma leitura da empresa" e doutoranda Erika Kress, com o trabalho “Sentidos de maternidade no digital”. A Profa. Dra. Luiza Kátia Andrade Castello Branco, docente do PPGCL, foi debatedora desses trabalhos apresentados no evento, promovendo um espaço de discussões entre os discentes do PPGCL em formação e os professores e outros alunos presentes no evento.

Docentes do PPGCL participam do XI Workshop do GELS, na UFU (Uberlândia-MG)

Nos dias 18 e 19 de junho de 2018, na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi realizado o XI Workshop do Grupo de Pesquisa e Estudos em Linguagem e Subjetividade (GELS/CNPq). Nesta edição, a temática debatida no workshop foi “Linguagem e Interpretação: (im)pertinências da noção de (pós-)verdade”. A programação do workshop foi constituída de conferências, mesas-redondas, minicurso e contou com a participação de três docentes do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL) da Univás, na mesa-redonda intitulada "(Pós-)verdade e interpretação (?)”.

 

Nesta mesa, o Prof. Dr. Eduardo Rodrigues (PPGCL) apresentou o trabalho intitulado "(Pós-) verdade e Políticas de Interpretação"; a Profa Dra. Luiza Kátia Castello Branco (PPGCL) apresentou o trabalho intitulado “Os nomes da verdade: dizeres sempre opacos”; e a Profa. Dra. Renata Barros (PPGCL) apresentou o trabalho "A (im)pertinência do discurso liberal na produção de Políticas Públicas". Além disso, o Prof. Eduardo A. Rodrigues atuou como debatedor da conferência ministrada pela Profa. Dra. Bethânia Mariani (UFF) intitulada "Discursividades prêt-à-porter e em farrapos: como ouvir e ler".

VII edição do "Café com Saber" na Superintendência Regional de Ensino de Pouso Alegre

Na tarde do dia 14 de junho, foi realizada mais uma edição do “Café com Saber”, na Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Pouso Alegre, em Pouso Alegre-MG.  A proposta e organização deste evento faz parte das atividades do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL) da Univás, e acontece desde 2013 na cidade e região.

 

Nesta edição, as palestrantes convidadas foram a Profa. Dra. Juliana de Castro Santana, docente do PPGCL, e a Profa. Me. Cleide Moreira Nunes, docente da rede estadual de ensino e doutoranda no PPGCL. Participaram da atividade professores e alunos da Univás, coordenadores  e professores da rede de ensino básico de Pouso Alegre, e a discussão teve como tema “Língua, Ensino e Sociedade”.

 

O “Café com saber”, em sua sétima edição, possibilitou também um encontro de docentes e discentes que fazem parte de um projeto em andamento (Projeto ALinE , “A linguagem vai à Escola") entre a Universidade e a ​SRE, em que oficinas com diversos temas como inclusão, avaliação, interpretação, ensino e tecnologia dentre outros vêm sendo realizadas desde 2017.

 

Acompanhe também uma divulgação dos nossos eventos em: 

 

https://www.facebook.com/pg/PPGCienciasDaLinguagem/events/​

Projeto ALinE inicia suas atividades em 2018

No dia 7 de junho foi realizada a primeira oficina de 2018 do Projeto de Extensão “A linguagem vai à escola (ALinE): uma relação entre a pós-graduação e a educação básica”. Trata-se de um projeto mantido pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL) da Univás em parceria com a Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Pouso Alegre e coordenado pela Profa. Greciely Costa, docente do PPGCL.

 

Com o tema “Diagnósticos Médicos e os Gestos de Interpretação na Escola e na Saúde”, a Profa. Dra. Juliana de Castro Santana (PPGCL-Univás) e a Profa. Dra. Paula Chiaretti (PPGCL-Univás), que ministraram essa primeira oficina, discutiram com inspetores, professores das salas de recursos e educadores da rede estadual de ensino a produção de gestos de interpretação em torno dos diagnósticos médicos, pensando como esses gestos são diferentes na escola e na saúde.

 

Assim, a oficina teve como objetivo principal debater a produção de diferentes interpretações desses diagnósticos que, por sua vez, afetam as práticas de inclusão na escola.

 

Clique aqui para conferir o cronograma das oficinas realizadas pelo Projeto ALinE.

Discente do PPGCL participou do II Seminário Minas: diálogos literários e linguísticos

Nos dias 7 e 8 de junho, na Universidade Vale do Rio Verde, em Três Corações – MG, foi realizado o II Seminário Minas: diálogos literários e linguísticos. O evento contou com a participação do doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL) da Univás, Francisco Romanelli, que participou da Mesa Manifestações artísticas e culturas em Minas, com a apresentação do trabalho “Filosofia de botequim: o discurso da malandragem resistente no samba de Ataulfo Alves”.

I Dedo de Prosa discute o ensino de literatura

A primeira edição do programa Dedo de Prosa, com o tema Ensino de Literatura, aconteceu no dia 05 de junho, na Univás. Promovido pelo Curso de Letras em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL), esse programa tem como objetivo levar à universidade diferentes profissionais das Letras (escritores, professores, poetas, artistas etc.) visando estabelecer um contato deles com os alunos de Letras. A proposta é dar aos alunos uma dimensão do trabalho que pode ser realizado na escola, ou em outros espaços de atuação. Nesta primeira edição, o convidado foi o mestre egresso do PPGCL, professor Gustavo Faria, que ensina Literatura em várias escolas do Sul de Minas, escreve poesia, crônicas e contos, e é autor de "Pecados e Retratos", publicado pela Editora Multifoco (Rio de Janeiro), e de "Confessionário", publicado pela Chiado Editora (Lisboa). Na ocasião, o convidado conversou com os alunos sobre o ensino de literatura no ensino médio e nos cursos preparatórios para vestibular, as especificidades da carreira de professor, as possibilidades da prática de escritor, além de discutir a questão da leitura como primordial para a formação e ensino.

Discente do PPGCL participou do 2º SILL – Simpósio de Língua e Literatura do CEFET-Varginha

No dia 25 de maio, no Centro Universitário Unis, em Varginha-MG, foi realizado o 2º SILL – Simpósio de Língua e Literatura do CEFET-Varginha –Letramento Literário: Ações e Perspectivas na Atualidade Escolar. O evento contou com a participação do doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL) da Univás, Francisco Romanelli, que ministrou a Oficina "Escreveu, não leu... o quê foi que aconteceu? – Indagações críticas sobre autorias, leituras e leitores no espaço artístico". Romanelli é também membro da AVLAC – Academia Varginhense de Letras.

Docente do PPGCL é convidada na Universidade de Turim (Itália)

Durante o mês de maio, a Profa. Débora Massmann esteve em missão de trabalho, como professora convidada da Universidade de Turim, na Itália. O séjour docente é uma das atividades previstas pelo Acordo Internacional que o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL) da UNIVAS tem firmado com a Universidade de Turim (UNITO). Este Acordo de Cooperação Internacional é coordenado no Brasil pela Profa. Eni P. Orlandi e está em funcionamento desde 2015.

 

No período, a docente do PPGCL apresentou dois seminários para docentes e discentes de diferentes cursos e departamentos da UNITO. Além disso, a profa. Débora participou de um conjunto de reuniões de grupos de pesquisa e de estudos da Universidade de Turim que tinham por objetivo fomentar as pesquisas entre as duas Instituições de Ensino Superior (IES). Nesses encontros, ela teve a oportunidade de trabalhar com pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento que atuam no Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras (língua francesa, língua portuguesa, língua italiana), Departamento de Cultura, Política e Sociedade, Departamento de Direito e no Centro de pesquisas Interdisciplinares sobre as mulheres e o gênero (CIRSDe) da UNITO.  A partir dessas reuniões, foram desenvolvidos novos projetos de pesquisa que visam fortalecer os laços acadêmicos entre as duas Instituições, promover novos intercâmbios (docentes e discentes) e ampliar as pesquisas que vem sendo realizadas entre os docentes do PPGCL da UNIVAS e os da UNITO.

 

Docentes e discentes do PPGCL e do Curso de Letras  participaram do XV Congresso de Iniciação Científica e da IV Feira de Ciências e Tecnologia

De 15 a 18 de maio de 2018, docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL) e do Curso de Letras da Univás participaram de diferentes atividades do XV Congresso de Iniciação Científica e da IV Feira de Ciências e Tecnologia da Univás. 

 

Como parte das atividades do Congresso de Iniciação Científica, docentes do PPGCL, enquanto membros do Comitê Científico do evento, na noite o dia 16 de maio, na Unidade Fátima, atuaram como debatedores de pôsteres ou de comunicações orais nos quais os alunos apresentaram resultados de suas pesquisas realizadas na instituição. Cabe salientar também a participação de alunos em iniciação científica, assim como de discentes do Mestrado e Doutorado, sob orientação de professores do PPGCL, com diferentes bolsas de pesquisa (PROBIC/FAPEMIG, PIBIC/UNIVÁS, FAPEMIG (mestrado e doutorado)).

 

Nos dias 17 e 18, foi realizada a IV Feira de Ciências e Tecnologia, na qual os professores do PPGCL, com a participação de discentes do Programa e do Curso de Letras, constituíram um espaço singular de relações de sentidos com estudantes das escolas de Pouso Alegre, recebidos na Univás. Os alunos visitantes participaram de cinco atividades: 1) “HQ – colagem colaborativa”, 2) “Causos e estórias”, 3) “Quem é o autor?”, 4) “II Concurso de microconto” e 5) “Fábrica de memes”, em que escutaram e produziram diferentes formas de narrativas, seja por colagens criando uma História em Quadrinhos coletivamente, durante a Feira, seja pela produção audiovisual (filmagem), contando causos e estórias. Também, como parte das atividades, foram realizados (1) um concurso de conhecimento de frases populares de diferentes autores (escritores, compositores, poetas, músicos etc.); (2) a segunda edição do concurso de microcontos da Univás (#microcontounivas); e (3) criação e postagem de memes em uma plataforma na Internet.

 

As atividades foram promovidas pelo PPGCL, por meio do seu Núcleo de Pesquisas em Linguagem (Nupel) e coordenadas pela Profa. Dra. Paula Chiaretti, pela Profa. Dra. Joelma Pereira de Faria, pela Profa. Dra. Telma Domingues da Silva e pelo Prof. Dr. Eduardo Rodrigues, com a participação de outros docentes e discentes do PPGCL e do Curso de Letras.

PPGCL Acontece: Concurso de Fotografias #suldeminasacontece e Concurso Narrativas do Sul de Minas

Em mais uma realização do projeto "PPGCL Acontece", no dia 26 de abril, às 20 horas, na Unidade Fátima, aconteceu uma exposição do Concurso de Fotografias #suldeminasacontece e o Concurso de Narrativas do Sul de Minas, que possibilitou a produção de narrativas sobre o cotidiano sócio-cultural do Sul de Minas, seja por imagens, seja por palavras, colocadas em relação durante as duas etapas dos concursos.

 

Em uma primeira etapa, fotografias de diferentes cidades do Sul de Minas foram postadas e circularam em páginas do Facebook e Instagram, acompanhadas da hashtag #suldeminasacontece e do nome da cidade em que a imagem foi registrada. E em uma segunda etapa, na noite do dia 26, durante a exposição das fotografias, professores, alunos e funcionários votaram nas melhores fotos e também participaram de um concurso de narrativas. A fotografia mais votada foi feita em Pouso Alegre (bairro Árvore Grande), por Claudemir Resende da Silva (Imagem 1). E o autor vencedor do Concurso Narrativas do Sul de Minas foi Alef Diego da Silva, com a narrativa “A beleza de Minas começa abrindo a janela” (Imagem 2).

Premiação do vencedor do Concurso Concurso Narrativas do Sul de Minasdurante a IV Feira de Ciências e Tecnologia da Univás.

PPGCL realizou Aula Inaugural com o Prof. Dr. Pedro de Souza (UFSC)

No dia 13 de abril, às 10 horas, o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL), por meio do Núcleo de Pesquisas em Linguagem (Nupel), realizou a Aula Inaugural “A voz no discurso: aventuras da subjetivação nas enunciações cantadas", proferida pelo Prof. Dr. Pedro de Souza (UFSC), pesquisador em Análise de Discurso.

 

O evento é um marco no início das atividades do PPGCL em 2018 e contou com a mesa de abertura composta pelas seguintes autoridades da Univás: a Presidente interina da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS), Andrea Silva Adão Reis; a Pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da Univás, Andrea Domingues; e a Coordenadora Adjunta do PPGCL, Débora Massmann. Também estiverem presentes alunos, egressos e professores do PPGCL, bem como professores de outras Instituições de Ensino de Pouso Alegre e região. O cerimonial desse evento foi conduzido pelo doutorando do PPGCL, Diego Henrique Pereira.

Cobertura fotográfica completa disponível em:

https://www.flickr.com/photos/150620110@N05/albums/72157667761720198

Aconteceu palestra com a Profa. Dra. Joana Maria Pedro (UFSC e presidente da ANPUH)

No dia 12 de abril, às 19 horas, foi realizada a palestra “As ciências Humanas e as Relações de Gênero na atualidade: Possibilidades e Desafios", proferida pela Profa. Dra. Joana Maria Pedro (UFSC e presidente da ANPUH).

 

O evento, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL), por meio do Núcleo de Pesquisas em Linguagem (Nupel), em parceria com o Grupo de Pesquisa Discurso, Sentido e Sociedade (DISENSO/CNPq) e com o Curso de História, contou com a mesa de abertura composta pelas seguintes autoridades da Univás: a Pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da Univás, Profa. Dra. Andrea Domingues; a Coordenadora Adjunta do PPGCL, Profa. Dra. Débora Massmann; e a Coordenadora do Curso de História, Profa. Dra. Marilda Laraia. A palestra teve expressiva participação de alunos, egressos e professores da graduação e da pós-graduação da Univás, bem como professores e alunos de outras Instituições de Ensino de Pouso Alegre e região. O cerimonial desse evento foi conduzido pela doutoranda do PPGCL, Malu Mendes Pereira.

Docente e discentes do PPGCL participaram do IV SEDiAr, em Buenos Aires

De 14 a 16 de março, na Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires (UBA), na Argentina, docente e discente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL) da Univás participaram doIV SEDiAr – Seminário Internacional de Estudos sobre Discurso e Argumentação. A Profa. Dra. Joelma Pereira de Faria, docente do PPGCL, apresentou o trabalho intitulado “A relação efeito leitor e função autor na produção de textos argumentativos no cotidiano escolar e de vida dos alunos que frequentam a EJA”, o doutorando do PPGCL, Guilherme Beraldo de Andrade, apresentou o trabalho “Uma análise retórica do discurso do Papa Francisco” e a doutoranda do PPGCL, Malu Mendes, apresentou o trabalho “De farinata à ração humana: o deslizamento de sentidos e o problema da fome em São Paulo”. Sobre sua participação no IV SEDiAr, a doutoranda disse ter ficado encantada com o reconhecimento do PPGCL e dos trabalhos da Profa. Dra. Eni Orlandi (PPGCL-UNIVÁS) neste tradicional evento internacional e na Universidade de Buenos Aires (UBA). 

 

Para mais informações sobre o evento, acesse o site: https://www.sediar.com/ivsediar-port.html

Docentes do PPGCL participaram do IX Encontro Internacional Saber Urbano e Linguagem

De 6 a 8 de março, no Laboratório de Estudos Urbanos (Labeurb), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), foi realizado o IX Encontro Internacional Saber Urbano e Linguagem: “escrituras da cidade”. O evento contou com a participação da Profa. Dra. Paula Chiaretti, docente do PPGCL e pesquisadora de pós-doutorado do IEL/Unicamp, na mesa-redonda “Escrituras do digital”, com a palestra intitulada "'Big data' no campo da saúde: discurso, arquivo e modos de subjetivação". A Profa. Dra. Renata C. Bianchi de Barros, docente do PPGCL e pesquisadora Colaboradora do Labeurb/Unicamp e o Prof. Dr. Atilio Catosso Salles, pesquisador de pós-doutorado do PPGCL, também participaram do evento com apresentações de trabalho em Simpósios e como debatedores de trabalhos apresentados.

 

Mais informações disponíveis em :

https://www.labeurb.unicamp.br/site/web/evento/detalhes?id=6

​Fotos: Labeurb/Unicamp

Professora Eni P. Orlandi proferiu a Aula Inaugural do Curso de Letras da Univás

No dia 28 de fevereiro, no salão de eventos da Univás (Unidade Fátima), às 19 horas, foi realizada a Aula Inaugural do Curso de Letras da Univás, proferida pela Profa. Dra. Eni P. Orlandi, Coordenadora e Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL).

 

Organizado pela coordenação do Curso de Letras em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL), por meio do Núcleo de Pesquisas em Linguagem (Nupel), este evento inaugura uma nova etapa do Curso de Letras na Univás e, por sua vez, se inscreve na história do ensino de Letras no Brasil com uma concepção inovadora frente ao trabalho com a linguagem e as línguas em funcionamento, na atualidade, em uma sociedade que demanda novas questões com novas possibilidades de respostas. Foi este o tema da Aula Inaugural intitulada "Entre as Letras, o Mundo", em que a Profa. Dra. Eni Orlandi falou aos alunos sobre as Letras a partir de resultados do trabalho de Ensino, Pesquisa e Extensão que  já vem sendo produzido, na UNIVÁS, nas linhas de pesquisa em Análise de Discurso, em Língua e Ensino, em Linguagem, Conhecimento e suas Tecnologias, por um Programa que tem se comprometido com a escuta das demandas sociais para as políticas públicas que se ocupam da escola, da cidade, do campo, etc., no domínio da relação linguagem/sociedade. A mesa de abertura desse evento contou com a presença de autoridades da Univás: Prof. Carlos de Barros Laraia, Reitor; Prof. Benedito Afonso Pinto Junho, Vice-Reitor e direto da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Eugênio Pacelli; Profª Andrea Silva Domingues, Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa; Débora Massmann, Coordenadora Adjunta do PPGCL; e Eduardo Rodrigues, Coordenador do Curso de Letras. O cerimonial desse evento foi conduzido pelo aluno do Curso de Letras, Júlio César Martins Santos.

MESTRADO E DOUTORADO

Programa de Pós-Graduação

em Ciências da Linguagem