Corpo Docente do PPGCL

Atílio Catosso Salles


Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Mato Grosso (2012), Mestrado em Ciências da Linguagem pela Universidade do Vale do Sapucaí (2014) e Doutorado em Ciências da Linguagem pela Universidade do Vale do Sapucaí (2017). Realizou estágio de Pós-Doutorado (CAPES/PNPD) no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Univás (2017-2018). Atualmente é professor adjunto do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS). Integra projetos de pesquisa interinstitucionais, em âmbito nacional e internacional, como participante e líder. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise de Discurso, discurso e performance, memória, narratividade fílmica, arte, efeito presença e corpo. Sua tese "Corpo-em-arte: sujeito, presença e performance" recebeu menção honrosa do Prêmio ANPOLL (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística) de Teses e Dissertações: Luiz Antônio Marcuschi (2018). Em 2018 publicou o livro Discurso e performance.
E-mail: atiliocs@gmail.com

Currículo Lattes​

Eduardo Alves Rodrigues


Possui Doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (IEL/Unicamp, 2014). Possui Mestrado em Linguística (2008) e graduação em Letras Lic. Plena Português/Inglês e Literaturas pela Universidade Federal de Uberlândia (ILEEL/UFU, 2003). Atualmente compõe o Corpo Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Vale do Sapucaí (PPGCL/Univás), onde orienta alunos em Monografias (TCCs), Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado, além de ministrar cursos tanto na pós quanto na graduação, inclusive na modalidade EaD (Univás Virtual). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise de Discurso. Desenvolve pesquisas também na interface entre AD e Semântica Histórica da Enunciação, História das Ideias Linguísticas e Linguística Aplicada (Ensino e Aprendizagem de Língua Inglesa e Língua Portuguesa; ESL, ESP), atuando principalmente nos seguintes temas: funcionamento do discurso (processo de significação a partir de diferentes montagens materiais; silêncio e linguagem; estereotipia; espacialidade(s), enunciação e discurso); Guimarães Rosa e Clarice Lispector (e outras formas estéticas, poéticas e literárias); cinema e outras formas audiovisuais; relação entre o linguístico e outras formas de linguagem; Ensino e Aprendizagem de Língua Inglesa e Língua Portuguesa. No PPGCL/Univás, orienta pesquisas na área de Linguagem e Sociedade, nas três linhas do programa: (1) Análise de Discurso, (2) Língua e Ensino e (3) Linguagem, Conhecimento e suas Tecnologias. Também atua como Editor Associado Executivo da Revista Entremeios (Revista de Estudos do Discurso do PPGCL/UNIVÁS). É pesquisador membro do GELS - Grupo de Pesquisa e Estudos em Linguagem e Subjetividade (GELS/UFU). É líder do Grupo de Pesquisa (Cnpq) Estação Tecnológica de Linguagem (ETL). 

E-mail: eduardoar76@gmail.com
Currículo Lattes​

Joelma Pereira de Faria

 

Possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras "Eugênio Pacelli" (1994), Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003) e Doutorado Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010). Atualmente é professora da Universidade do Vale do Sapucaí, e coordenadora do Núcleo de Apoio à Produção Acadêmica da Universidade do Vale do Sapucaí. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Inglesa e Lingüística Aplicada a Língua Inglesa, Leitura e Produção de Textos e Metodologia e Técnicas de Pesquisa. Desenvolve pesquisas ligadas aos seguintes temas: ensino-aprendizagem, formação de professores, pesquisa colaborativa, formação reflexiva e linguagem e formação para a monitoria.
E-mail: joelma.faria@uol.com.br
Currículo Lattes

Juciele Pereira Dias

 

Possui graduação (2006), mestrado (2009) e doutorado (2012) em Letras - Estudos Linguísticos, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Fez doutorado-sanduíche na Universidade de Franche Comté, como bolsista da CAPES-PDEE (2011-2012). Fez pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem e Laboratório Arquivos do Sujeito da Universidade Federal Fluminense (2013-2016). Tem formação técnica em Administração no Colégio Politécnico da UFSM, antigo CASM (2002), tendo participado de projetos de extensão na área. Atualmente, é professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS). É membro do Grupo de Pesquisa 'Teoria do Discurso' (GTDis). Foi tutora da Universidade Aberta do Brasil/Universidade Federal de Santa Maria (2009-2012). Também desenvolveu atividades de tutoria e de produção do Caderno Didático da disciplina de Linguística V – Práticas de leitura, do curso de Letras (EAD) da Fundação Centro de Ciência e Educação Superior à Distância do Estado do Rio/UFF (2014-2016). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria e Análise Linguística e desenvolve trabalhos em Análise de Discurso e em História das Ideias Linguísticas, nas seguintes temáticas: leitura, sujeito, arquivo e tecnologia.
E-mail: jucieledias@gmail.com
Currículo Lattes​

Juliana de Castro Santana

 

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista (1997). É mestre (2001) e doutora (2005) em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas. Finalizou um pós-doutorado (2011), na área de Tradução, na mesma instituição. Em (2013) concluiu um curso de formação em Psicanálise: Fundamentos em Freud e Lacan, pelo Centro Lacaniano de Investigação da Ansiedade, associado ao Instituto do Campo Freudiano, SP. Atualmente é professora adjunta no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS). Integra projetos de pesquisa interinstitucionais, em âmbito nacional e internacional, como participante e líder, desde 2008, tal como o projeto de cooperação firmado entre pesquisadores da UNIVÁS e do LABEURB/UNICAMP, intitulado, “Discurso e Psicanálise: a-versão do sentido”. Desde abril de 2013, após um convênio firmado entre a UNIVÁS e a UFJF, atua como professora pesquisadora convidada da UFJF, através do Núcleo de Pesquisa Inclusão, Movimento e Ensino a Distância (NGIME). Integra conselhos editoriais de periódicos relevantes para sua área de atuação, como o da Revista Trabalhos em Linguística Aplicada, IEL/UNICAMP. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de línguas, formação de professores, práticas inclusivas no contexto escolar, práticas avaliativas no processo de ensino-aprendizagem, análise de material didático, ensino de línguas e subjetividade, dentre outros.

E-mail: julianacastrosantana@hotmail.com
Currículo Lattes​

Luciana Nogueira


Possui graduação em Letras (com licenciatura em português e espanhol) pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar (2005), mestrado (2009) e doutorado (2015) em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Durante seu mestrado, realizou um estágio de pesquisa na Universidad de Buenos Aires – UBA (2007) e, durante seu doutorado, realizou um estágio de pesquisa na Université Paris 13 (2012 a 2013). Concluiu o pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL) na Universidade do Vale do Sapucaí – UNIVÁS. É integrante do Coletivo de Trabalho Discurso e Transformação - Contradit. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise de Discurso e Semântica da Enunciação. Atualmente, atua como docente no PPGCL/UNIVÁS e sua pesquisa atual é dedicada ao estudo do discurso e do sujeito nas relações de trabalho.
E-mail: lulunog@yahoo.com.br
Currículo Lattes​

Luiza Castello Branco


Possui graduação em Letras (Português-Inglês) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978), mestrado em Língua Portuguesa (especialidade Análise de Discurso) pela Universidade Federal Fluminense (2007), com financiamento CAPES, e doutorado em Linguística pelo Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (2013), com financiamento FAPESP. Fez dois pós-doutorados no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem no Laboratório Arquivos do Sujeito da Universidade Federal Fluminense (2015-2016 e 2016-2017), com financiamento CAPES-PNPD, nas áreas de História das Ideias Linguísticas e de Análise de Discurso (linhas de pesquisa História, política e contato linguístico e Teorias do texto, do discurso e da interação). É membro do grupo de pesquisa no CNPq Teorias do Discurso (GTDis), liderado por Bethania Mariani (UFF) e Maria Cristina Leandro Ferreira (UFRGS); e membro do Grupo de Pesquisa (CNPq) ETL – Estação Tecnológica da Linguagem, liderado por Eduardo Alves Rodrigues. Aprovada como professora substituta no Departamento de Ciências da Linguagem (GCL/UFF, 2013-2014), ministrou disciplinas na graduação e na pós-graduação lato-sensu. É professora Credenciada pelo Colegiado Geral dos Cursos de Pós-graduação Lato Sensu em Letras da UFF. Desde 2015 participa como pesquisadora de projetos do LAS para a produção da "Enciclopédia audiovisual virtual de termos, conceitos e pesquisas em Análise do Discurso e áreas afins", sob a coordenação geral de Bethania Mariani. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, em língua brasileira (BLE/BSL) e em língua inglesa (EFL/ESL). Seus principais interesses de pesquisa são em Análise de Discurso e em História das Ideias Linguísticas, em cujas áreas já trabalhou com pesquisas relacionadas a: política de línguas e instrumentos linguísticos, língua portuguesa, línguas dos países membros da CPLP para discutir os conceitos de língua materna, língua nacional, língua oficial, lusofonia e espaço das Organizações Internacionais. Nos últimos dois anos, atuando no LAS, desenvolveu pesquisa em análise dos discursos sobre tecnologia e inovação em ciência e educação. Atualmente compõe o Corpo Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Vale do Sapucaí (PPGCL/Univás).
E-mail: luizakcb@gmail.com
Currículo Lattes​

Paula Chiaretti

 

Possui graduação (2005), mestrado (2008) e doutorado (2013) em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Durante o doutorado, realizou estágios sanduíches na Universidade Paris III - Sorbonne Nouvelle - (França) em 2010 e na Universidade Nacional de Córdoba (Argentina) em 2012. Entre 2013 e 2014, coordenou o curso de Psicologia da Faculdade de Tecnologia e Ciências (Bahia). É membro-fundador de Lalíngua – Espaço de interlocução em Psicanálise. Atualmente, é docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem na Universidade Vale do Sapucaí. Tem experiência nas áreas de Análise do Discurso e Psicanálise.

E-mail: chiaretti.paula@gmail.com

Currículo Lattes​

Renata C. Bianchi de Barros


Possui graduação em Fonoaudiologia e Pedagogia. É especialista em Linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa). Concluiu o programa de Doutoramento em Linguística pelo Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas, e o Pós-Doutorado pelo Laboratório de Estudos Urbanos, também na UNICAMP. É Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS), em Pouso Alegre/MG, onde orienta pesquisas de graduação, mestrado e doutorado. É co-líder do Grupo de Pesquisa (Cnpq) Estação Tecnológica de Linguagem desenvolvendo a pesquisa “Tecnologias de linguagem e (re)existência: a escrita de si na materialidade digital”. É autora do livro A singularidade da clínica fonoaudiológica (Campinas: Editora RG, 2012), além de organizadora de demais títulos na linha de pesquisa Língua e Ensino, como “Sociedade e Medicalização” (Campinas: Pontes, 2015) além de artigos e capítulos de livros. Coordena o Grupo de Estudos em Análise de Discurso – GEDI (PPGCL-UNIVÁS).
E-mail: r​enatabiabarros@gmail.com
Currículo Lattes​

Telma Domingues da Silva


Possui graduação em Língua e Literatura Portuguesas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1984), mestrado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1995), doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e pós-doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Durante a sua formação acadêmica, participou como pesquisadora dos projetos: História das Idéias Linguísticas (CAPES/ COFECub), no qual abordou de maneira pioneira os manuais de redação, a partir da concepção de Sylvain Auroux de instrumentos linguísticos; Sentidos Públicos do/no Espaço Urbano (FAPESP/ Labeurb/ UNICAMP), em que iniciou suas reflexões sobre a televisão e a mídia enquanto espaço público. Atualmente é professora adjunta no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS). É líder do Grupo de Pesquisa Discurso, Ciência e Historicidade (CNPq), pelo qual atualmente coordena o projeto Vida Urbana e Rural no Sul de Minas: processos de identificação, memória e efeitos de sentido. Como participante, integra projetos de pesquisa interinstitucionais, em âmbito nacional e internacional. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise de Discurso, trabalhando principalmente com temas relacionados ao discurso ambiental e às discursividades que constituem a mídia.
E-mail: telmadds@gmail.com
Currículo Lattes

MESTRADO E DOUTORADO

Programa de Pós-Graduação

em Ciências da Linguagem