Grupos de Pesquisa

 

Temos Grupos de Pesquisa já configurados, credenciados pelo CNPq e que, além de agregar os professores em torno de objetos de pesquisa, também são constituídos por alunos, egressos do PPGCL e colegas de outras IES. O NUPEL (Núcleo de Pesquisas em Linguagem) nos serve como instrumento para a dinamização e a administração desses grupos em suas reuniões e produção. Dessa forma, com os grupos de pesquisa, as atividades de docência e de formação em geral têm sustentação na pesquisa integrada. Estes grupos são constituídos em sintonia com as linhas de pesquisas que constituem a estrutura do curso. Por outro lado, estão presentes na maneira como deverão funcionar as disciplinas dos estudos avançados, em seus seminários, criando-se assim uma sistematicidade na maneira como esses grupos se farão presentes não só nas relações entre docentes da Universidade, mas também entre alunos dos cursos. Além disso, e não menos importante, é preciso observar que a prática desses grupos com sustentação no NUPEL inscreve efetivamente a pesquisa no funcionamento da instituição, dá sistematicidade a ela e a liga a outros pesquisadores de outras instituições. Temos alunos e professores da graduação da Univás que também se inscrevem nos projetos dos Grupos de Pesquisa e de outras universidades da região ou conveniadas.

 

Os Grupos de Pesquisa estão comprometidos não só com o desenvolvimento da formação do pesquisador como também com resultados que são publicados para fazer circular o conhecimento produzido no PPGCL: artigos para revistas, livros, seminários, comunicações em Congressos e outras formas de tornar públicos e fazer circular resultados de estudos e pesquisas realizados por docentes e discentes do PPGCL.

 

Para conhecer os Grupos de Pesquisa cadastrados no CNPq, em funcionamento no PPGCL, clique nos nomes dos Docentes do Programa que lideram esses grupos.

 

Grupo(s) de Pesquisa Liderado(s) pelas Profa. Dra. Telma Domingues da Silva

 

TÍTULO

DISCURSO, CIÊNCIA E HISTORICIDADE

 

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

Linguagem e sociedade

 

LINHA DE PESQUISA

Análise de Discurso

VIGÊNCIA

Desde 2008

 

DESCRIÇÃO

O Grupo tem como objeto refletir sobre a linguagem enquanto produção de conhecimento, em sua circulação e inscrição na sociedade. Determinados objetos e práticas ficam identificados ao domínio do científico e do racional, produzindo-se, ao mesmo tempo, um exterior, uma alteridade em relação a esse domínio. Temos como pressupostos teóricos os conceitos e a metodologia da Análise de Discurso, com os quais é possível uma abordagem crítica para as áreas e disciplinas constituídas: a AD é uma disciplina de entremeio. Concebida como discurso, a linguagem é compreendida em uma perspectiva histórica, constituída por (e constitutiva das) práticas e relações sociais. A Ciência (instituição/ discurso) assume dimensão específica e certa configuração na sociedade moderna, de modo que o conhecimento científico seria um instrumento adequado, a forma racional de se conceber ou de se fazer algo. Propõe-se contribuir para uma reflexão crítica sobre a inscrição desta ciência idealizada na sociedade. Seja na forma da tecnologia ou na forma da divulgação científica, a ciência tem uma dimensão político-ideológica, que produz efeitos sobre a sociedade, nas relações entre sujeitos e instituições. Tecnologia e divulgação científica estão presentes de maneira mais generalizada, na medida em que, em nossa sociedade (científica, capitalista e de direito) produz-se uma identificação das políticas com o domínio do científico e do racional. Assim, a gestão de conhecimento e de informação; a educação e gestão ambiental; a inclusão digital, a educação inclusiva, educação cidadã, a responsabilidade socioambiental, a liberdade de imprensa e de voto etc. ofereceriam hoje um espaço adequado à inserção social. A proposta é discutir criticamente tal funcionamento, procurando compreender na configuração do político como educação/ gestão a ideologia do racionalismo e como através dela constituem-se práticas de exclusão e o silenciamento dos conflitos sociais.

 

CONTATO

telmadds@gmail.com

 

PARTIPANTES

TELMA DOMINGUES DA SILVA – Líder (PPGCL-Univás)
CARLA ADRIANA FERNANDES ALVES PATRONIERI – Discente egresso (PPGCL-Univás)
CAROLINE FERREIRA CUNHA SANTOS – Docente Externo (IFSUL)
ELISSA CASTRO CAIXETA DE AZEVEDO – Discente (PPGCL-Univás) 
FERNANDO ALBERTO FACCO – Discente (PPGCL-Univás)
JOSE VENICIUS DE SOUSA – Docente Externo (IFET Sul Minas)
LIDIA NORONHA – Discente (PPGCL-Univás)
MACIEL FRANCISCO DOS SANTOS – Discente egresso (PPGCL-Univás)
MARIA ONICE PAYER – Docente (PPGCL-Univás)
ROSANGELA ALVES DUTRA – Docente externo (IFSUL)

 

Grupo(s) de Pesquisa Liderado(s) pelos Profs. Dr. Eduardo Alves Rodrigues e Dra. Renata C. B. de Barros

 

TÍTULO

ESTAÇÃO TECNOLÓGICA DA LINGUAGEM (ETL)

 

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

Linguagem e sociedade

 

LINHA DE PESQUISA

Análise de Discurso

Linguagem, conhecimento e suas tecnologias

VIGÊNCIA

Desde 2016

 

DESCRIÇÃO

O Grupo de Pesquisa Estação Tecnológica da Linguagem (ETL) reúne pesquisadores com experiência na investigação da relação entre linguagem e outras tecnologias, tema que articula as pesquisas e a produção científica desenvolvidas no grupo. Objetiva-se (1) a compreensão de possíveis modos de funcionamento da linguagem, na relação com o digital e outras tecnologias, no processo de construção - significação, historicização - de diferentes e diversos objetos simbólicos (inclusive o conhecimento); (2) a constituição de um arquivo que dê visibilidade ao modo como tal funcionamento se formula e circula socialmente. Almeja-se que os resultados das investigações produzam inovação nas formas de compreensão dos modos como, na contemporaneidade, as relações humanas são mediadas e significadas pelas tecnologias, e como elas de desdobram socialmente. A partir dessa compreensão, pretende-se fomentar possíveis propostas de intervenção no social.

 

CONTATO

etl.grupodepesquisa@gmail.com

 

PARTIPANTES

EDUARDO ALVES RODRIGUES – Líder (PPGCL-Univás)
RENATA CHRYSTINA BIANCHI DE BARROS – Co-líder (PPGCL-Univás) 
ALICE PERUCCHETTI ORRÚ – Pesquisadora externa (Egressa PPGCL-Univás)
ATILIO CATOSSO SALLES – Docente (PPGCL-Univás)
AURECI DE FÁTIMA DA COSTA – Pesquisadora externa
CACIANE SOUZA DE MEDEIROS – Docente externo (UFSM)
CARMEN LUCIA HERNANDES AGUSTINI – Docente externo (UFU)
DIEGO HENRIQUE PEREIRA – Discente (PPGCL-Univás)
ERIKA KRESS – Discente (PPGCL-Univás)
ERIKA LOUREIRO BORBA – Discente (PPGCL-Univás)
FLAVIO HENRIQUE RICETTO BRAIDOTTI – Discente (PPGCL-Univás)
FREDERICO EUGÊNIO DE MAGALHÃES COUTO – Pesquisador externo (Egresso PPGCL-Univás)
GUILHERME ADORNO DE OLIVEIRA – Pós-doutorando (PPGCL-Univás)
JEANCARLOS JOSÉ BORGES JÚNIOR – Pesquisador externo (Egresso PPGCL-Univás)
JOÃO DE DEUS LEITE – Docente externo (UFT)
JOELMA PEREIRA DE FARIA – Docente (PPGCL-Univás)
JOSÉ CONTIGIO RODRIGUES DE ALCANTARA ABBADE JUNIOR – Docente externo (UNIFENAS)
LIDIA NORONHA PEREIRA – Docente externo (UEMG)
LUCIANA NOGUEIRA – Docente (PPGCL-Univás)
LUIZA KÁTIA ANDRADE CASTELLO BRANCO – Docente (PPGCL-Univás)
MARCOS ANTÔNIO DE OLIVAS – Discente (PPGCL-Univás)
MARISTELA CURY SARIAN – Docente externo (UNEMAT)
NILCE MARIA DA SILVA – Docente externo (UEMT)
PABLO LUIZ MARTINS – Discente (PPGCL-Univás)
PAULA CHIARETTI – Docente (PPGCL-Univás)
PAULO ROBERTO MOREIRA MENDES – Pesquisador externo
 (FACECA, Varginha)
VERA REGINA MARTINS E SILVA – Docente externo (UNEMAT)

MESTRADO E DOUTORADO

Programa de Pós-Graduação

em Ciências da Linguagem