Para acessar notícias de anos anteriores, clique aqui

Notícias - Ano 2019

Alunos e Professora do PPGCL realizam atividade de extensão em escola de Pouso Alegre

No dia 13 de junho de 2019, alunos do primeiro e terceiro anos do ensino médio da Escola Estadual Presidente Arthur da Costa e Silva (Polivalente), de Pouso Alegre, participaram de atividade de extensão “Práticas digitais e efeitos sociais e econômicos”, desenvolvida por discentes e docente do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem da Univás. A Profa. Dra. Renata Chrystina Bianchi de Barros, acompanhada pelos discentes dos cursos de mestrado e doutorado em Ciências da Linguagem Me. Cícero Costa Vilella, Me. Jésus Vanderli do Prado, Ma. Maria Cristina Ferreira do Nascimento e Mda. Talita Valadares Carvalho apresentaram e possibilitaram debate sobre o funcionamento das diversas redes sociais e os efeitos dessas práticas sobre a vida cotidiana dos sujeitos. A atividade contou com a presença do Diretor Tarsis Siqueira Vilhena que autorizou a atividade e acolheu os discentes e a docente do PPGCL para a sua realização.

PPGCL realiza mais uma edição do Café com Saber em Linguagem, conhecimento e tecnologia

No dia 06 de junho, às 19horas,o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL), por meio do Núcleo de Pesquisas em Linguagem (Nupel), realizou em Itajubá mais uma edição do Café com Saber com o tema Linguagem, conhecimento e tecnologia. A edição contou com a participação do Prof. Dr. Atílio Catosso Salles, da Profa. Ma. Valéria Fonseca Leite e da Profa. Ma. Aline de Fátima Chiaradia Valadão Rennó.

PPGCL realiza mais uma edição do Café com Saber em Linguagem, arte e ensino

No dia 29 de maio, às 19horas,o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL), por meio do Núcleo de Pesquisas em Linguagem (Nupel), realizou em Ouro fino mais uma edição do Café com Saber com o tema Linguagem, arte e ensino. A edição contou com a participação da Profa. Da. Paula Chiaretti, do Prof. Me. Fábio Roberto Couto de Souza e do Prof. Me. Sérgio Murilo Lucas.

PPGCL realiza primeira edição do Debates em Linguagem: arte e sociedade

No dia 8 de maio, às 19h30, o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL), por meio do Núcleo de Pesquisas em Linguagem (Nupel), realizou no SESC de Pouso Alegre o evento Debates em Linguagem: arte e sociedade. Trata-se de mais uma iniciativa no âmbito da parceria do PPGCL com o SESC de Pouso Alegre. O primeiro encontro contou com as palestras do Prof. Dr. Eduardo Alves Rodrigues e do mestrando Prof. Bruno César Castello. O título da apresentação do Prof. Dr. Eduardo Alves Rodrigues foi “Ler o político a partir da arte” e a do mestrando Bruno César Castelo, “Seja marginal/seja herói: arte e Análise de Discurso”. Estiveram presentes alunos e professores do PPGCL e de diferentes instituições de ensino de Pouso Alegre e região.

Primeira Oficina de 2019 do Projeto ALINE 

A primeira oficina, da edição de 2019, que integra o projeto de extensão “A linguagem vai à escola (ALinE)”, da Univás, foi realizada no dia 11 de abril, com a participação de educadores da Superintendência Regional de Ensino de Pouso Alegre e de diversos profissionais que atuam na Educação Básica. A oficina foi ministrada pelos professores doutores Atílio Catosso Salles, Juliana de Castro Santana e pela doutoranda do PPGCL, Mariana Sousa Silva Rios Costa, que falou sobre sua experiência como psicóloga clínica e abordou questões atreladas à sua pesquisa. O tema discutido foi “Mal-estar contemporâneo: práticas de ódio, intolerância, depressão, suicídio... Modos de se abordar o mal-estar na escola”. Trata-se de uma temática que necessita ser endereçada nos dias de hoje, em que os afetos que parecem orientar as práticas sociais,  inclusive as escolares, são o ódio, o medo e a intolerância. Muitas discussões e trocas de experiências foram possibilitadas durante a oficina que contou com a participação ativa de todos os participantes.

PPGCL, Curso de Letras e Spectrum Line realizaram a Oficina “Desenvolvimento de Professor de Língua Inglesa (Continuing Professional Development)”

No dia 6 de abril, das 8h30 às 17h00, o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL), por meio do Núcleo de Pesquisas em Linguagem (Nupel), o Curso de Letras da Universidade do Vale do Sapucaí e a Spectrum Line Cursos de Idiomas realizaram em parceira a Oficina “Desenvolvimento de Professor de Língua Inglesa (Continuing Professional Development – CPD)”, ministrada pela Profa. Claire Venables, da Active English e Upuerê Educação Infantil Bilíngue.

 

A oficina contou com a presença de alunos do PPGCL-Univás, do Curso de Letras e de professores e alunos da Spectrum Line e de diferentes cursos de língua de inglesa de Pouso Alegre, Itajubá, Varginha e região. Essa atividade fortalece as relações de trabalho entre o PPGCL, o Curso de Letras e a Spectrum Line e dá visibilidade para uma demanda de formação de professores de língua inglesa em Pouso Alegre e região.

 

PPGCL realizou Aula Inaugural com a Profa. Dra. Marisa Teresa Celada (USP)

No dia 28 de março, às 19h30, o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL), por meio do Núcleo de Pesquisas em Linguagem (Nupel), realizou a Aula Inaugural “Lingua(s) estrangeira(s) e pesquisa: conceitos, questões, objetos, recortes", proferida pelo Profa. Dra. Maria Teresa Celada (USP), pesquisadora em Análise de Discurso.

 

O evento é um marco no início das atividades do PPGCL em 2019 e contou com a mesa de abertura composta pelas seguintes autoridades da Univás: o Vice-Reitor  da Univás, Prof. Dr. Luiz Roberto Martins Rocha, a Coordenadora Geral do PPGCL-Univás, Profa. Dra. Paula Chiaretti e a Coordenadora Adjunta do PPGCL-Univás, Profa. Dra. Joelma Pereira de Faria Nogueira. Também estiverem presentes alunos, egressos e professores do PPGCL, alunos e professores da graduação e da pós-graduação de diferentes cursos da Univás, bem como professores da Superintendência Regional de Ensino (SRE) da região de Pouso Alegre e outras instituições de ensino. O cerimonial desse evento foi conduzido pela mestranda do PPGCL, Taísa Toledo.

 

Docentes do PPGCL participam de Semana na FDSM

Entre os dias 11 e 16 de março de 2019, professores do programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem participara da II Semana de Direitos e Garantida Fundamentais que aconteceu na Faculdade de Direito do Sul de Minas, em Pouso Alegre, com o tema "Liberdade Individuais e os Desafios dos Direitos Humanos na Era Digital". Os professores Renata C. B. Barros e Atilio Catosso Salles participaram por meio da apresentação dos trabalhos: "Políticas Públicas de Educação e Fake News" e "Da Formulação do Corpo Criminoso Digital", respectivamente. A Professora Joelma Faria, coordenadora-adjunta do PPGCL, compôs, juntamente com o Prof. Dr. Hamilton da Cunha Iribure Júnior e o acadêmico  Douglas de Morais Silva, ambos da FSDM, a mesa de abertura do evento. Por fim, a professora Paula Chiaretti, coordenadora do PPGCL, participou coordenando uma mesa de trabalhos. O evento estreita as relações entre as instituições, promovendo um diálogo entre as pesquisas que são desenvolvidas e que têm como tema em comum a formulação de políticas públicas, leis, diretrizes, sendo possível destacar o papel da linguagem nesse processo.

INTERNACIONALIZAÇÃO: UNIVÁS é acolhida como membro associado da Agence universitaire de la Francophonie (AUF)

Em fevereiro de 2019, a Comissão de Internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL), representada pela Coordenadora geral do PPGCL, pela Coordenadora adjunta do PPGCL e pelas docentes do PPGCL, Profa. Dra. Juciele Pereira Dias e Profa. Dra. Luciana Nogueira, receberam a informação de que a candidatura da Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS) para adesão à Agence universitaire de la Francophonie (AUF) como membro associado foi acolhida e deliberada pelo Conselho administrativo da AUF no final do ano passado.

 

Este é mais um importante passo do PPGCL e da UNIVÁS para a consolidação da Internacionalização das pesquisas em ciência, tecnologia e inovação produzidas na universidade.

MESTRADO E DOUTORADO

Programa de Pós-Graduação

em Ciências da Linguagem