Para acessar outros anos, clique aqui

Notícias Anteriores - Ano 2012

Docente do Mestrado em Ciências da Linguagem participa de Mesa-Redonda na I Jornada Científica de Letras na UNIFAL, em Alfenas-MG.



A Professora Greciely Costa participou da Mesa-Redonda “Discursos, representações e processos identidários", composta pelo Professor Daniel Mazzaro da UNIFAL, que apresentou o trabalho intitulado “Análise do discurso e imaginário sobre a homossexualidade masculina” e pela moderadora Professora Kátia Aparecida da Silva Oliveira, também da UNIFAL. Em sua exposição “Discursos sobre a milícia: sentidos entre a lei e o crime”, a Profa. Greciely falou sobre sua pesquisa de doutorado. Essa mesa aconteceu na I Jornada Científica de Letras na UNIFAL, em Alfenas-MG, realizada de 28/11 a 30/11. A I Jornada foi organizada pelo grupo PET (Programa de Educação Tutorial) do curso de Letras, sob a coordenação da Profa. Rosângela Rodrigues Borges.
Para saber mais: link 1; link 2

​Professora do Mestrado em Ciências da Linguagem faz conferência no I Seminário de História e Educação Afro-Brasileira e Indígena, em Cametá, Pará.


A Profa. Andrea Silva Domingues, do Mestrado em Ciências da Linguagem, participou, na qualidade de conferencista, do I Seminário de História e Educação Afro-Brasileira e Indígena que aconteceu entre os dias 20 e 23 de novembro de 2012, em paralelo à IV Semana da Consciência Negra do Campus Universitário do Tocantins/UFPA, em Cametá. A conferência de abertura ministrada pela Profa. Andrea Domingues, intitulada "Discurso, Cultura e Memória:  ações afirmativas" teve como objetivo discutir  como as questões afro brasileiras, indígenas e os sujeitos são interpelados pela ideologia, tendo como foco as leis 10639/03 e 11 645/08. 

Com um publico de mais de 300 pessoas, composto por representes indígenas da comunidade Assurini do Trocara, de quilombolas, estudantes de graduação e professores universitários, o debate possibilitou uma reflexão sobre os vários discursos que conduzem a diferentes práticas sociais das comunidades afro-brasileiras e indígenas em nosso país e como as ações afirmativas vem sendo desenvolvidas dentro do sistema de ensino em todos os níveis.

​Professora Eni Orlandi lança livro na Feira Internacional do Livro de Santiago - Chile - e participa de reuniões de trabalho na Universidad de Chile.

A Professora Eni Puccinelli Orlandi participa, na semana de 05/11 a 09/11, a convite da Universidad de Chile, de atividades acadêmico-científicas no âmbito do curso de Extensão Lingüística Y Culturas Indígenas e da Feira Internacional do Livro de Santiago. Ela fará uma conferência sobre Análise de Discurso para a comunidade acadêmica dessa universidade. No interior do fórum de discussão Conservatorio de Interculturalidad, participará de uma de reunião de trabalho com alunos, professores, pesquisadores e demais interessados nos estudos do discurso. Eni P. Orlandi também fará uma apresentação ao conselho do CONADI (Corporación Nacional de Desarrollo Indígena), que discute a realidade linguística e cultural dos povos indígenas. E, na abertura da 32ª edição da Feira Internacional do Livro de Santiago, a Professora Eni P. Orlandi comporá a mesa redonda Voces en el aire: lenguas indígenas en el mundo globalizado. Por fim, estará na sessão de autógrafos da Feira Internacional do Livro, ocasião do lançamento, no Chile, de seu livro Análisis de Discurso: Principios y procedimientos, que foi traduzido pela editora LOM Ediciones.

​Professoras do Mestrado em Ciências da Linguagem participam de Encontro de Língua Falada e Escrita


A Profa. Eni Orlandi, coordenadora do Mestrado em Ciências da Linguagem, e a profa. Ana Cláudia Fernandes Ferreira participaram do VI Encontro Nacional de Língua Falada e Escrita – VI ELFE, realizado pela Universidade Federal de Alagoas – UFAL, em Maceió. A Profa. Eni Orlandi apresentou a Conferência “Sentidos em fuga: efeitos da polissemia e do silêncio” e a Profa. Ana Cláudia Fernandes Ferreira apresentou o trabalho “Os saberes, os sujeitos e as línguas em enciclopédias “tradicionais” e virtuais” no Simpósio “Língua e Tecnologias”. O evento também realizou uma sessão de lançamento de livros, da qual a profa. Eni Orlandi participou com as obras Discurso em Análise, publicada pela Pontes Editores, e Análise de Discurso – Michel Pêcheux: textos escolhidos por Eni Orlandi, publicada pela mesma editora.

Professores do Mestrado em Ciências da Linguagem participam do II FespInova, em Passos - MG.

Os professores do Mestrado em Ciências da Linguagem, Greciely Costa e Guilherme Carrozza, participaram no dia 25 de Outubro da mesa redonda Semântica e Discurso: Relações entre Linguística e Educação, no âmbito do II FespInova, evento realizado pela Fundação de Ensino Superior de Passos-MG. Ambos os pesquisadores apresentaram trabalhos que buscam refletir, discutir e compreender, a partir da Análise de Discurso, a relação entre linguagem e sociedade.

Pesquisadores do Mestrado em Ciências da Linguagem participam do Encontro Nacional da ANPOLL no Rio


Seis pesquisadoras do Mestrado em Ciências da Linguagem da UNIVAS participaram do XXVII Encontro Nacional da ANPOLL – Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Letras e Linguística– entidade representativa dos Programas de Pós-graduação das Instituições de Ensino Superior brasileirasque tem por objetivo promover a divulgação e o intercâmbio de trabalhos científicos e incentivar o estudo, ensino e pesquisa que venham a contribuir para solução de problemas nacionaisno âmbito das áreas de Letras e Linguística.
O Congresso realizou-se em Niterói, RJ, em julho de 2012. A professora Débora Massmann participou do Congresso na condição de vice-coordenadora do Mestrado em Ciências da Linguagem, e apresentaram suas pesquisas com apoio parcial da Fapemig professoras Ana Claudia Fernandes Ferreira, Maria Onice Payer e Telma Domingues da Silva, além das pesquisadoras Claudia Maria Vasconcelos Novaes de Sousa e Valéria Regina Ayres Motta, que concluíram recentemente seu mestrado em Ciências da Linguagem na UNIVAS.
Os trabalhos levados à discussão no Congresso compõem as linhas de pesquisa sobre História das Ideias Linguísticas, Diferentes Materialidades Significantes na História e Subjetivação e Processos de Identificação, do GT de Análise de Discurso da ANPOLL.Os trabalhos apresentados encontram-se disponíveis no site da ANPOLL, em http://www.anpoll.org.br/portal/gts/ 

Professoras do Mestrado em Ciências da Linguagem participam de Seminário Aberto no Labeurb/Unicamp


A Profa. Eni P. Orlandi, coordenadora do Mestrado em Ciências da Linguagem, e a Profa. Débora Massmann, coordenadora do Núcleo de Pesquisas em Linguagem,  participaram, nesta segunda-feira, 24/09/2012 de um Seminário Aberto promovido pelo Laboratório de Estudos Urbanos (Labeurb), na Universidade Estadual de Campinas. Na ocasião, o Prof. Dr. Marko Monteiro apresentou a conferência “Corpo e (bio)tecnologia: apontamentos sócio-antropológicos”, a propósito de seu livro “Dilemas do Humano: reconstruindo o corpo numa era (bio)tecnológica”.

Prof. Eduardo Guimarães (IEL/Unicamp) ministra conferência sobre Políticas Científicas na Univás



O Mestrado em Ciências da Linguagem da Univás, em parceria com o NUPEL - Núcleo de Pesquisas em Linguagem, apresentou, no dia 20 de setembro, uma conferência ministrada pelo Prof. Eduardo Guimarães, assessor do Reitor da Unicamp, que fez uma análise sobre as políticas científicas que envolvem as agências de fomento em todo o país.  Participaram do evento professores e alunos do curso de Mestrado em Ciências da Linguagem, o Reitor da Univás, Prof. Félix Carlos Ocáriz Bazzano, e o Diretor Executivo da Fuvs, Prof. Luiz Roberto Martins Rocha.





Eni Orlandi profere Aula Inaugural do Laboratório Corpus



Para a aula Inaugural do Laboratório Corpus, que aconteceu no dia 17 de setembro, o Laboratório Corpus da Universidade Federal de Santa Maria, RS, convidou Eni Orlandi, consagrada pesquisadora na área de Estudos da Linguagem, notadamente nos estudos do discurso, intelectual respeitada em diversas áreas das Ciências Humanas, com vasta publicação nacional e internacional. A conferencista é também referência do Laboratório de Estudos Urbanos da Unicamp, professora e coordenadora do Mestrado em Linguagem e Sociedade da Universidade do Vale do Sapucaí, pesquisadora 1A do CNPq nas áreas de Análise de Discurso e de História das Idéias Linguísticas no Brasil. 
Orlandi chegou no domingo, 16, e participou de um almoço de trabalho em Vale Vêneto, seguido de uma conversa com pesquisadores e doutorandos do PPGL. Nesta oportunidade foram discutidas questões pertinentes à Análise de Discurso e à História das Idéias Linguísticas.
Em sua conferência, no dia 17, intitulada “Sentidos em Fuga: efeitos da polissemia e do silêncio”, a referida analista de discurso dirigiu-se a um público de mais de 120 pessoas, entre elas, professores, pesquisadores e acadêmicos que se interessam pelo tema. A mesa de abertura dos trabalhos foi composta pelo reitor da UFSM, Prof. Dr. Felipe Müller, pelo diretor do CAL - Centro de Artes e Letras -, Prof. Dr. Pedro Brum Santos, e pela Coordenadora Geral do Laboratório Corpus, Profª Dr. Amanda E. Scherer. Ainda estiveram presentes: os pró-reitores Hélio Leães Hey (Pós-Graduação e Pesquisa) e João Rodolpho do Amaral Flores (Extensão), a coordenadora do PPGL – Programa de Pós-Graduação em Letras, Profª Dr. Marcia Cristina Corrêa, a Chefe do Departamento de Linguística e Letras Clássicas, Profª. Dr. Evellyne Patrícia Figueiredo de Sousa, a reitora da UNICRUZ, Profª. Dr. Elizabeth Dorneles, a pesquisadora líder do grupo de Linguística e Estudos da Linguagem, da UPF, Profª. Dr. Carme Regina Schons.
O Prof. Dr. Pedro Brum Santos, pesquisador do Laboratório Corpus desde a sua fundação, enalteceu o trabalho extremamente produtivo dos integrantes do Laboratório , destacou o reconhecimento do CAL aos projetos e fez saudação especial à Profª. Dr. Eni Orlandi. O reitor Felipe Müller destacou que, em recente audiência com a coordenação do Laboratório Corpus, autorizou os pleitos iniciais do mesmo para a implantação do Centro de Documentação e Memória, dando seu apoio aos projetos desenvolvidos pelo Laboratório.
Na abertura do evento, em suas considerações, a profª Verli Petri, professora do programa e pesquisadora do Laboratório, cujo pós-doutoramento esteve sob a supervisão de Orlandi, destacou a relevância da presença desta autoridade – pela sua produção intelectual, pelo seu percurso acadêmico e pela sua trajetória de vida – no cenário dos Estudos Linguísticos no país e no exterior, especialmente, na pesquisa e produção científica que vem sendo desenvolvido pelos integrantes do Laboratório Corpus, do PPGL.
A Aula Inaugural teve início às 8h e 30 min, na sala 218, no segundo andar da Reitoria, no campus da UFSM. Na sequência da programação, às 11h e 30min, a pesquisadora convidada visitou a Associação Cuica, parceira de longa data do Laboratório Corpus, onde assistiu a uma apresentação do grupo de percussão formado por crianças e adolescentes, coordenado por José Everton Rozzini. Neste momento, Eni Orlandi teve a oportunidade de conhecer a entidade, ter contato com os participantes e com os projetos ali desenvolvidos. A pesquisadora mostrou-se encantada com a atuação social e com o entusiasmo dos “pequenos” com os quais conversou descontraidamente.

Profa. Eni Orlandi apresenta conferência na Universidade Federal de Uberlândia


A Profa. Eni Orlandi participou, no dia 3 de setembro, da 1ª Jornada de Estudos sobre Discurso do Grupo de Pesquisa e Estudos em Linguagem e Subjetividade (GELS), da Universidade Federal de Uberlândia. A convite dos coordenadores do GELS, Profa. Dra. Carmen Agustini e pelo Prof. Dr. Ernesto Bertoldo, Profa. Eni apresentou uma conferência e foi debatedora de trabalhos da sessão de comunicações de participantes do grupo. A Jornada de Estudos aconteceu como atividade do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos da UFU.

II Jornada Nacional "Os Sujeitos, as Línguas e o Ensino"

O curso de Mestrado em Ciências da Linguagem da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) realizou no dia 23 de agosto, no salão de eventos da unidade Fátima, a II Jornada Nacional "Os Sujeitos, as Línguas e o Ensino".

A conferência de abertura foi realizada pela professora Véronique Dahlet da Universidade de São Paulo (USP), com o tema "A Linguagem, o Lugar do Sujeito".

Na sequência houve uma mesa redonda que abordou o tema: "O Exercício da Transversalidade na relação Língua e Ensino", comandada pela coordenadora do curso de Mestrado em Ciências da Linguagem da Univás, Eni Puccinelli Orlandi. E logo após, a professora Dylia Lysardo Dias, da Universidade Federal de São João Del-Rey (UFSJ), trouxe a tona o assunto "Discurso, Ensino e Representações".

No período vespertino, a professora do curso de Mestrado em Ciências da Linguagem da Univás, Débora Massmann, conduziu uma mesa redonda com o tema "Línguas, Sujeitos e Ensino: Os Modos de dizer a diferença". E na sequência, o professor do curso de Mestrado em Ciências da Linguagem da Univás, Ronaldo Martins, apresentou sobre "A Hiperlíngua da Hipermídia produzirá uma Hiperescola?".

Logo após o intervalo, o professor Carlos Dias, da Campanha Nacional das Escolas das Comunidades (CNEC), apresentou a conferência de encerramento "No entre-tempos da Memória Historiográfica: Os Itinerários de Ana Aurora Lisboa (1860/1951) e Júlia Tavares (1886/1939)".

Professora Eni Orlandi participa de congresso no Canadá  

 

A professora Eni Puccinelli Orlandi, coordenadora do Mestrado em Ciências da Linguagem da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), participou no mês de julho, do Fórum Mundial de Multilinguismo, em Quebec no Canadá, onde fez uma conferência em sessão plenária no dia 2 de julho na introdução de uma mesa redonda que teve o título: "Os desafios dos grandes espaços linguísticos: convergências e divergências".

A conferência da professora Eni Orlandi, que foi proferida no conjunto de cinco conferências plenárias, tematizou a questão da lusofonia e a conjuntura contemporânea como a mundialização, a exacerbação das identidades, a expansão da informatização, as novas tecnologias e também a relação dos jovens com a língua, ou as línguas.

 

Tudo isso força os chamados espaços linguísticos - francofonia, lusofonia, hispanofonia, anglofonia, arabofonia - a se redefenirem. A abertura do Fórum foi feita pelo Primeiro Ministro do Canadá, Stephen Harper, e outras autoridades competentes. Nas discussões, estiveram presentes expressivos pesquisadores desse campo de estudos. Participaram estudiosos de todas as partes do mundo.

Conferência com Profa. Mariza Vieira da Silva  

No dia 22 de maio, o Mestrado em Ciências da Linguagem, através de Núcleo de Pesquisa em Linguagem, promoveu a conferência “A disciplinarização das ideias linguísticas no Brasil no século XX” que foi proferida pela Profa. Dra. Mariza Vieira da Silva da Universidade Católica de Brasília. Na ocasião, a Profa. Mariza tratou da questão da disciplinarização apresentando um minucioso panorama sobre a chegada da linguística no discurso pedagógico da segunda metade do Século XX

Jornada Nacional “Sentidos em Fuga”  

A I Jornada Nacional "Sentidos em Fuga", evento idealizado pelo Mestrado em Ciências da Linguagem, através de seu Núcleo de Pesquisas em Linguagem (NUPEL), trouxe para a Univás um grupo de pesquisadores, reconhecidos nacionalmente, que vieram ao sul de Minas discutir o que são sentidos em fuga? Como podemos compreender a fuga de sentidos? Que trajetos? Que percursos afinal estes sentidos fugidios podem assumir? Para onde estes sentidos se movem? Qual é o rumo desta fuga? Ou ainda para onde vão estes sentidos com movimentos camaleônicos?
Foi na busca por respostas a estes questionamentos (e na busca de novos questionamentos) que a Jornada Nacional "Sentidos em Fuga" se constituiu e se consolidou como mais um dos celébres eventos promovidos pelo Mestrado em Ciências da Linguagem e pelo Nupel.

Profa. Eni P. Orlandi recebe convite para Colóquio em Besançon (França)

  
Em sua participação no colóquio em homenagem a Jean Peytard, realizado em Mariana, a profa. Eni Orlandi, coordenadora do Mestrado em Ciências da Linguagem, foi convidada por professores e pesquisadores franceses a fazer uma conferência plenária no Colloque International Jean Peytard - syntagmes et entailles, realizado em Besançon nos dias 7, 8, 9 de junho.

Entre vários outros colegas, também presentes, neste colóquio, Marie-Anne Paveau, Michel Arrivé e Jean-Claude Chevalier.

MESTRADO E DOUTORADO

Programa de Pós-Graduação

em Ciências da Linguagem