Para acessar notícias de outros anos, clique aqui

Notícias - Ano 2015

Professoras do PPGCL participam de atividades acadêmicas na UNICENTRO (Campus Guarapuava/PR)

 

Nos dias 14 e 15 de dezembro de 2015, as professoras Dra. Débora Massmann e Dra. Renata C. Bianchi de Barros, docentes do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL-UNIVÁS), a convite da Profa Dra. Maria Cleci Venturini, Coordenadora do Mestrado em Letras da UNICENTRO, participaram de diversas atividades acadêmicas no Campus Guarapuava/PR. Em bancas de Defesa de Mestrado, estiveram junto a docentes de diferentes Instituições de Ensino Superior, como na defesa da dissertação do discente Adilson Carlos Batista, que teve sua banca composta pelos docentes Dra. Maria Cleci Venturini (UNICENTRO), Dra. Gesualda dos Santos Rasia (UFPR), Dra. Renata Chrystina Bianchi de Barros (UNIVÁS) e Dra. Denise Gabriel Witzel (UNICENTRO); e na defesa da dissertação da discente Amanda Beatriz Gomes de Souza, cuja banca foi composta pelas professoras Dra. Maria Cleci Venturini (UNICENTRO), Dra. Débora Massmann (UNIVÁS) e Dra. Célia Bassuma Fernandes (UNICENTRO). As professoras do PPGCL-UNIVÁS contribuíram também com o debate de dissertações em andamento durante o IV SEDAN – Seminário de Dissertações em Andamento. No dia 15 de dezembro, participaram da mesa-redonda “Linguagem, sociedade, cultura”, durante o II Seminário LABELL – Laboratório de Estudos Linguísticos e Literários da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, divulgando pesquisas desenvolvidas no âmbito de Projetos de Pesquisa do PPGCL-UNIVÁS. Ainda, como parte das atividades, a Profa. Dra. Renata C Bianchi de Barros participou da Sessão de Lançamento de Livros divulgando a obra “Sociedade e Medicalização”, que compõe a Coleção “Linguagem e Sociedade”, do PPGCL-UNIVÁS. Participaram também, divulgando obras da área, o Prof. Dr. Alexandre Ferrari (Universidade do Oeste do Paraná - Campus Cascavel) e a Profa. Dra. Ismara Tasso (Universidade Estadual de Maringá).

Docentes do PPGCL participam do evento Cidade Conectada

 

Aconteceu, nos dias 17 e 18 de novembro, no Laboratório de Estudos Urbanos (LABEURB/UNICAMP), o evento “Cidade Conectada: discurso, interação e mobilidade – VIII Encontro Internacional Saber Urbano e Linguagem”. A professora Eni Puccinelli Orlandi, docente e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL) da Univás e a professora Greciely Costa, docente do PPGCL, participaram do evento. Na ocasião, a Profa. Eni P. Orlandi fez a conferência de encerramento intitulada “Linguagem, Conhecimento e Informação”. E a Profa. Greciely apresentou o trabalho “Um corpo em jogo: discurso, imersão e tecnologia” na mesa redonda “Corpo e cidade conectada”, na qual, também, se apresentou a Profa. Mari Zulian (CTI/Unicamp). Assim, as duas professoras da Univás contribuíram para o debate acerca da relação entre linguagem, tecnologia e cidade, sobretudo, para a discussão proposta pelo evento de se questionar o modo como são produzidos e circulam os discursos nas cidades, nos universos digitais; a relação entre o que tem sido chamadas de novas práticas de comunicação em face dos novos dispositivos tecnológicos; e que lugar ocupa o sujeito nesse universo.

Mais informações em: http://www.labeurb.unicamp.br/cidadeconectada/index.php.

PPGCL realiza o VI Seminário de Projetos

 

Encerrando os eventos abertos ao público geral neste ano de 2015 e dando continuidade às apresentações de Grupos e Projetos de Pesquisa que fazem parte do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL) da Univás, o Núcleo de Pesquisas em Linguagem (Nupel) realizou, no dia 26 de novembro, o VI Seminário de Projetos. Nessa edição, a Profa. Dra. Eni Orlandi, coordenadora do PPGCL, apresentou o projeto de pesquisa intitulado “Saindo do lugar e deslocando sentidos: a relação imigração/colonização nos volteios da narratividade”. Já a Profa. Dra. Greciely Costa apresentou o projeto de pesquisa “Discurso e Silêncio: política, ciência e arte”, que se desenvolve a partir do convênio internacional de cooperação científica firmado entre o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem e a Universidad Central Marta Abreu de las Villas, em Cuba.

Docente do PPGCL ministra palestra na UNIP-Campinas

 

A professora Dra. Telma Domingues da Silva participou, como palestrante, na Semana de Letras da UNIP – Campinas, que ocorreu nos dias 28, 29 e 30 de outubro, e teve como tema “Ensino & Tradução, as duas faces das mesmas letras”. A palestra, que ocorreu no segundo dia do evento (dia 29), foi intitulada “Sujeito e(m) sociedade: consumo e educação ambiental” e abordou o discurso ambiental como parte do contexto da sociedade contemporânea, que tem sido nomeada como “sociedade da informação”. A partir dos enunciados “Salve o planeta!” e “Reuse, recicle e reduza”, enunciados em circulação hoje, procurou apontar aspectos da significação da questão ambiental e do sujeito urbano hoje.

Enelin 2015 recebe pesquisadores franceses e de várias regiões do Brasil

 

O VI Encontro de Estudos da Linguagem e V Encontro Internacional de Estudos da Linguagem – Enelin 2015 foi promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL) da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), através de seu Núcleo de Pesquisas em Linguagem (Nupel). Com o tema “Linguagem, Tecnologia e Espaço Social”, o evento foi realizado na Univás, em Pouso Alegre, de 21 a 23 de outubro de 2015. Participaram como convidados para Conferências e Mesas-Redondas pesquisadores da França e de diversas regiões do Brasil, ambos países que formam, de modo forte e consistente, profissionais e pesquisadores no campo das Ciências da Linguagem.

 

Durante os três dias de atividade os participantes prestigiaram e contribuíram com as sessões de Simpósios Temáticos, sessões de Comunicações Individuais, sessão de Pôsteres, além de apresentação musical, lançamento de livros e uma Sessão de Arte. Todas essas atividades proporcionaram um produtivo intercâmbio de pesquisas nos diferentes domínios dos estudos da linguagem e o debate com áreas afins. Isso contribuiu para fazer circular a produção de conhecimento acadêmico que se vem desenvolvendo na universidade e, ao mesmo tempo, fortalecer o espaço de reflexão com os trabalhos produzidos por pesquisadores de outras instituições brasileiras e do exterior.

 

Esta sexta edição do evento teve ampla divulgação e contou com a presença de diversos docentes, discentes e interessados em geral não só da região sul-mineira, mas de todo o país. Neste ano, participaram do evento com inscrição e apresentação de trabalho 77 professores pesquisadores, 127 alunos de pós-graduação e 67 de graduação, sendo que o encontro recebeu inscrições de todas as regiões do Brasil e também do exterior:

 

Norte: Pará - Cametá (UFPA); Tocantins - Araguaína (UFT)

 

Nordeste: Piauí - Teresina (UFPI); Pernambuco - Recife (Fórum de Psicanálise do Recife), Vitória Santão (FAINTVISA); Sergipe - Aracajú (UFS); Bahia - Salvador (UFBA, UNEB), Ilhéus (UESC), Vitória da Conquista (UESB).

 

Centro-Oeste: Mato Grosso - Luciara/Confresa (UNEMAT), Cáceres (UNEMAT), Cuiabá (UFMT), Barra do Garças (UFMT); Goiás - Goiânia (UFG), Aparecida de Goiânia (FANAP), São Luis de Montes Belos (UEG); Mato Grosso do Sul - Campo Grande (UFMS).

 

Sudeste: Minas Gerais - Pouso Alegre (Univás, FACAPA, UNISEB, IFSULDEMINAS, Faculdade de Direito do Sul de Minas), Varginha (CEFET, UNIS, CNEC), Muzambinho (IFSULDEMINAS), Inconfidentes (IFSULDEMINAS), Machado (IFSULDEMINAS), Três Corações (IFSULDEMINAS), Poços de Caldas (PUC-MG, IFSULDEMINAS), Alfenas (UNIFAL), Passos (UEMG), Ouro Preto (UEMG, UFOP, IFOP), Belo Horizonte (UFMG, UEMG), Mariana (UFOP), Viçosa (UFV), São João Del Rei (UFSJ, Instituto de Ensino Superior Presidente Tancredo de Almeida Neves), Lavras (UFLA), Itajubá (FEPI, UNIFEI), Nova Serrana (FANS), Uberlândia (UFU), Juiz de Fora (UFJF), São Lourenço (Faculdade São Lourenço); Rio de Janeiro - Rio de Janeiro (UFRJ, Unirio, Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro), Niterói (UFF), UENF (Campos de Goytacazes); São Paulo - Campinas (Unicamp, PUC-Campinas), São Paulo (USP, UNIFESP, PUC-São Paulo, Universidade Cruzeiro do Sul), Mogi Mirim (Faculdade Estadual de Tecnologia de Mogi Mirim), Itatiba (Universidade São Francisco), Rio Claro (UNESP), Franca (UNIFRAN), Taubaté (Unitau), Ribeirão Preto (USP), São Carlos (UFSCar).

 

Sul: Paraná - Ponta Grossa (UEPG), Guarapuava (Unicentro), Londrina (IFPR), Pato Branco (UTFPR), Curitiba (UTFPR), Chapecó (UFFS); Santa Catarina - Tubarão (Unisul), Palhoça (Unisul), Florianópolis (UFSC), Itapiranga (FAI); Rio Grande do Sul - Porto Alegre (UFGRS), Santa Maria (UFSM), Pelotas (Universidade Católica de Pelotas, Instituto Federal Sul-Riograndense)

 

Exterior: Londres (University College London – Pós-doutorado Capes); Paris (Université Paris XIII - Pós-doutorado Capes).

 

Nesta edição, através das diversas atividades promovidas durante o Enelin, ressaltou-se que o objetivo de aproximar instituições do Brasil e do exterior em torno da relação entre linguagem e sociedade se expande a cada encontro, contribuindo, com esse intercâmbio, para o avanço das pesquisas em ciências da linguagem e para o sistema de pós-graduação. Com isso, o Enelin tem consolidado um espaço de reflexão e de divulgação de pesquisas bastante significativo tanto para a Universidade e para região na qual ela se encontra, quanto para outras instituições de ensino e pesquisa. 

 

Acesse o site do Enelin 2015

http://www.cienciasdalinguagem.net/#!enelin-2015/cou7

 

Notícia do evento na página da Univás:

http://www.univas.edu.br/Noticias_Intranet/0000003840.asp

 

Notícia do evento na página da Univás no Facebook

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.1012958172098945.1073742177.210999945628109&type=3

 

Fotos do evento: https://goo.gl/ajWvgm

Docente do PPGCL participa de Seminário na Universidade Federal de Santa Maria

 

Nos dias 07 e 08 de outubro de 2015, a Profa. Dra. Débora Massmann participou do XXII Seminário Corpus - 109º Seminário de Estudos Avançados "Discurso e História na produção de sentidos", promovido pelo Laboratório Corpus do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul (RS). O evento reuniu pesquisadores da área das Ciências da Linguagem de diferentes instituições do Brasil. Nesta ocasião, a Profa. Dra. Débora Massmann apresentou os resultados de sua pesquisa de Pós-doutorado, realizado na Universidade Estadual de Campinas. Egressa do curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras (Mestrado) da UFSM, a pesquisadora teve ainda a oportunidade de discorrer sobre questões teórico-metodológicas relativas à Semântica Histórica da Enunciação.

Docente do PPGCL participa do V Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa

 

O SIMELP é um evento que reúne estudiosos da Língua Portuguesa de todos os continentes e já foi realizado na Universidade de São Paulo (2008), Universidade de Évora (2009), Universidade de Macau (2011) e na Universidade Federal de Goiás (2013). Em 2015, o simpósio aconteceu na Universidade do Salento (Lecce, Itália), de 8 a 11 de outubro. Com o tema “De volta ao futuro”, esta edição pretendeu discutir o movimento entre o passado e o futuro da Língua Portuguesa, que, levada da Europa em momentos históricos de expansão e domínio europeu a territórios em que ela se apresentava como estrangeira, chega agora à Itália – espaço paradigmático de memória arqueológica e linguística –, para ser alvo de reflexão. Nesse contexto, a Profa. Dra. Carolina Fedatto apresentou a comunicação “Língua e mundialização literária: uma história da Língua Portuguesa na contemporaneidade” no Simpósio “História e memória da Língua Portuguesa em tempos de colonização/descolonização linguística”, coordenado pelas professoras Vanise Medeiros (UFF) e Verli Petri (UFSM). O artigo completo resultante das discussões sairá em breve nos anais do simpósio.

V Seminário de Discentes do PPGCL

 

O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL), por meio de seu Núcleo de Pesquisas de Linguagem (Nupel), realizou o V Seminário de Alunos do PPGCL no dia 8 de outubro (quinta-feira). Este seminário teve como objetivo dar visibilidade às pesquisas desenvolvidas por discentes da Pós-graduação em Ciências da Linguagem por meio de apresentações seguidas de um debate. Nesta sua quinta edição, apresentaram trabalhos os alunos: João Roberto Caixeta, com o trabalho “A violência urbana no Brasil, o discurso de segurança pública e os seus efeitos de sentido”; João Paulo Braga Floriano, com o trabalho “O funcionamento discursivo da catáfora no evangelho de João”; Wagner Ernesto Jonas Franco, com o trabalho “Texto e dispersão na avaliação escrita em língua inglesa”; e, Francisco Marcelo Ivo, com o trabalho “O discurso nos terreiros de candomblé e umbanda no Sul de Minas”. As apresentações foram coordenadas pelo Prof. Dr. Eduardo Alves Rodrigues que também debateu os trabalhos, abrindo em seguida ao público que participou da discussão.

Docente do PPGCL participa do CIAD na UFSCar

 

 

A Profa. Dra. Juliana Cavallari e o mestrando Wagner Ernesto Franco, ambos do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL) da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), participaram do VI SEPIDIS 2015 – Seminário de Pesquisa “Identidade e Discurso”, coordenado pela Profa. Dra. Maria José Coracini. O evento foi realizado no Instituto de Estudo da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (IEL-Unicamp), nos dias 28 e 29 de outubro. A profa. Juliana apresentou o trabalho “’Eu faço parte desta história?’: confissões em narrativas autobiográficas” e o discente Wagner Franco, o trabalho intitulado “A relação entre memória e discurso em práticas avaliativas de língua inglesa” que faz parte de sua dissertação de mestrado em andamento.

Uma amizade antiga, um afeto sempre renovado e uma discussão que faz avançar os limites da reflexão sobre a linguagem.

Um encontro no Colóquio DITECO, de Metz, com  Sophie Moirand, Sandrine Reboul-Touré, Marc Angenot, em que a relação entre texto e discurso pode ser discutida por pesquisadores de muitas áreas de estudos e pesquisa em linguagem.

Um almoço com Marie-Anne Paveau, no L'ècritoire, na Place de La Sorbonne, que valeu por muitas reuniões de trabalho.

Coordenadora do PPGCL, Profa. Dra. Eni Puccinelli Orlandi realiza Estágio de trabalho na França

 

Colóquio sobre “Texto e Discurso em confronto no espaço europeu. Para uma renovação espistemológica e heurística”, em Metz (França), 15-18 de setembro de 2015.


A Profa. Dra. Eni Orlandi, coordenadora do PPGCL, fez uma conferência plenária no dia 17 de setembro na Universidade de Lorraine, em Metz. O Colóquio reuniu pesquisadores, sobretudo europeus, mas tinha como objetivo interrogar as relações entre certos modelos europeus e sua reinscrição na América latina, com a análise de discurso e a semiótica. Interessaram sobremaneira, de um lado, as novas práticas significantes, de outro, ir além das barreiras que têm impedido a circulação do pensamento científico de diferentes modelos. Procurou-se assim discutir novas categorias e novos meios de descrever discursos e textos. O texto apresentado pela profa. Dra. Eni Orlandi tinha como título “Quando dizer é significar(-se)”, em clara referência crítica à Pragmática, aos atos de linguagem, na paráfrase à obra de Austin “How to do things with words”, na tradução francesa “Quand dire c'est faire”. Introduzindo assim a questão do sentido e do sujeito, na perspectiva de M. Pêcheux, na discussão do discurso, a conferencista falou sobre a relação – e não oposição – entre texto e discurso e apresentou a análise do Parkour como reescrita do sujeito no espaço urbano. Desse modo, atingiu o objetivo de suscitar novas linhas de questionamento e de propor o estudo de outros instrumentos metodológicos e diferentes categorias descritivas/interpretativas.


Além do colóquio em Metz, a profa. Dra. Eni Orlandi teve encontros de trabalho diversos. Com J.-M. Marandin para falar da relação de trabalho estabelecida por este intelectual com M. Pêcheux e os resultados dessa relação na produção da análise de discurso. Com Marie-Anne Paveau, um encontro extremamente agradável e produtivo discutindo a situação atual da análise de discurso na França e no Brasil, e nos temas que têm sido mais postos em cena na atualidade. Daí decorreu uma discussão crítica sobre autores e suas obras, as consequências tanto para os estudos da linguagem como das ciências humanas e sociais, da psicanálise, das tecnologias de linguagem. Finalmente, e não menos importante, foram os encontros com Francine Mazière e com Francine e Simone Delesalle, em que se discutiu questões da política e da política científica atual. Desde a situação e a conjuntura em que acontece o grande afluxo de refugiados, até questões de estudos da semântica, da teoria da enunciação e do trabalho magnífico feito por Simone Delesalle sobre os rascunhos de Proust. Ou ainda da pesquisa de F. Mazière sobre o corpus, o léxico, numa perspectiva da história das idéias linguísticas.

 

 

O vídeo com as apresentações plenárias que integraram o Colóquio "Texte et discours en confrontation dans l’espace européen. Pour un renouvellement épistémologique et heuristique", incluindo a apresentação da Profa. Eni Orlandi, está disponível on-line. Para assisti-lo clique aqui.

 

Para assistir à conferência da Prof. Dra. Eni Orlandi, no Colóquio, clique na imagem ao lado.

III Café com Saber aconteceu em Itajubá

 

Na quinta-feira, dia 24 de setembro, o Programa de Pós Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL), através de seu Núcleo de Pesquisas em Linguagem (NUPEL), realizou o terceiro “Café com Saber”, no Cafuné Chocolateria e Café, em Itajubá. Nesta primeira edição itinerante do programa cultural que acontece desde 2013, a Profa. Dra. Débora Massmann discutiu a diversidade a partir de temas atuais como mobilidade urbana em São Paulo, processos migratórios na Europa e discursos de ódio. Além da coordenadora adjunta do programa, a doutoranda Stella Maris Simões apresentou sua pesquisa, proporcionando aos convidados uma discussão sobre redações do Enem e processos de constituição de sentido. Os convidados, professores e coordenadores de outras instituições e das Secretarias de Educação, participaram do debate com comentários e relatos que contribuem com o alargamento da compreensão da linguagem pensada em articulação com a sociedade. Para outras informações e fotos do evento, clique aqui.

Docentes e discentes do PPCGL participam do Dia da Responsabilidade

 

No dia 19 de setembro, na Escola Profissional Delfim Moreira, em Pouso Alegre, aconteceu o Dia da Responsabilidade Social. O evento contou com diversas atividades promovidas por meio da Pró-reitoria de Extensão da Univás. O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL)​, através de seu Núcleo de Pesquisas em Linguagem (Nupel), promoveu a atividade Narrativa Coletiva. Participaram da feira as professoras Andrea Domingues e Joelma Pereira, e os discentes Wagner Franco, João Paulo Braga, Atilio Catosso e Lidia Noronha.

Docente do PPGCL participa do CIAD na UFSCar

 

 

A Profa. Dra. Juliana Santana Cavallari representou o PPGCL da Univás no IV Colóquio Internacional de Análise do Discurso (CIAD), realizado na Universidade Federal de São Carlos, nos dias 2, 3 e 4 de setembro de 2015. O tema eleito nesta edição do CIAD, que é realizado a cada três anos, foi: “A produção dos consensos e a conquista das resistências: os discursos nos movimentos do mundo contemporâneo”. O evento contou com a presença de eminentes estudiosos da linguagem e do discurso, tais como Marc Angenot e Jean-Jacques Courtine, para debater as diversas relações entre os sujeitos e os discursos que os constituem e circundam. O formato do evento privilegia a apresentação e divulgação de pesquisas desenvolvidas por diferentes grupos de pesquisa. Como líder do grupo de pesquisa “Subjetividades e identificações: efeitos de (d)enunciação”, credenciado no CNPq, a Profa. Juliana Santana Cavallari coordenou as apresentações dos seguintes participantes do grupo: Claudete Moreno Ghiraldelo (ITA/UNITAU), Luciana Azeredo (FATEC/USF) e Carla Maria dos Santos Ferraz Orrú (UNICAMP). De modo geral, as pesquisas desenvolvidas pelos participantes deste grupo de natureza interinstitucional balizam-se pela perspectiva discursiva e pela psicanálise e têm como objetivo estudar as emergências de subjetividade e identificações como efeito de (d)enunciação na contemporaneidade, sobretudo no espaço escolar.

Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem participa de Seminário de Acompanhamento de Meio Termo da Capes

 

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem, Profa. Dra. Eni P. Orlandi e Profa. Dra. Débora Massmann, e a Profa Dra. Andréa da Silva Domingues, Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da Univás, participaram, de 18 a 21 de agosto de 2015, do Seminário de Acompanhamento de Meio Termo, promovido pela Capes, em Brasília. O evento teve como finalidade obter uma "fotografia" sobre a avaliação dos Programas de Pós-Graduação do Brasil, com base nas atividades realizadas no período 2013-2014. Além disso, serviu também para orientar os Programas de Pós-Graduação para o biênio 2015-2016, a fim de obter os melhores resultados no preenchimento da Sucupira nos cursos de Mestrado e Doutorado. Foram também discutidos pontos importantes para a elaboração do documento da área. Nesta ocasião, além das reuniões com a coordenação de área (Letras e Linguística), a Profa. Dra. Eni P. Orlandi e a Profa. Dra. Andrea Domingues tiveram a oportunidade de se reunir com autoridades da CAPES, a saber, com o diretor de Avaliação da Capes, Prof. Dr. Arlindo Philippi Júnior, e com o diretor do Departamento de Bolsas no Brasil, Prof. Dr.  Márcio de Castro Silva Filho.

Docente e discente do PPGCL participam do VII Encontro Nacional Linguagem História e Cultura (ENALIHC) e VIII Semana de Letras da UNEMAT

 

A Profa. Dra. Greciely Costa e o doutorando Atílio Catosso Salles, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL) da UNIVÁS, participaram do VII Encontro Nacional Linguagem História e Cultura (ENALIHC) e VIII Semana de Letras da Universidade do Estado do Mato Grosso (Unemat), em Cáceres. Os eventos aconteceram concomitantemente de 25 a 28 de agosto. A professora Greciely apresentou o trabalho intitulado O discurso da pacificação e a regulação social na Mesa Temática Conhecimento, Estado e Sociedade: Discursos atravessados, na qual compartilhou o espaço de reflexão com as professoras Claudia Castellanos Pfeiffer (Labeurb/Unicamp), Joelma Bressanin  (Unemat) e Sandra Raquel Hayashida (Unemat). O doutorando Atílio apresentou o trabalho Sentidos de amor que tomam corpo e tomam 'o corpo' na arte na modalidade comunicação oral.

Pós-graduação em Ciências da Linguagem (Univás) recebe pesquisadores da Unicamp

 

Aconteceu, na quinta-feira, dia 20 de agosto, às 14h, a Jornada "Discurso e Psicanálise: a-versão do sentido", no salão de ventos da Unidade Fátima, da Universidade do Vale do Sapucaí. A jornada contou com a apresentação de pesquisadores que integram o projeto de pesquisa que se desenvolve no âmbito do convênio de cooperação científica entre a Univás e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Os executores do projeto, Profa. Dra. Juliana Cavallari (Univás) e o Prof. Dr. Marcos Barbai (Labeurb/Unicamp) apresentaram respectivamente os trabalhos "Impasses e sintomas contemporâneos no ensino de línguas" e "Na política da ortografia: a rua, os sintomas, as leituras". Além deles, apresentaram-se ainda a pesquisadora Dra. Ana Laura Prates (Labeurb/Unicamp), com o trabalho "Articulaçõs entre a voz do poema em Ostavio Paz e a noção de língua", e a Profa. Dra. Carolina Fedatto (PPGCL/Univás), que apresentou o trabalho intitulado "Sobre o nada ou de sobre como o negativo contém a linguagem".​

Professora do PPGCL é entrevistada no Jornal do Sul de Minas

 

No dia treze de agosto, a professora Greciely Costa do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL) da Univás participou do Jornal do Sul de Minas da TV Poços de Caldas. Nessa edição do telejornal, ela foi entrevistada pelo jornalista Fábio Zambrano e pelo professor José Afonso Piva (PUC-Minas) acerca do tema ciências da linguagem. A professora Greciely falou especialmente do modo como a linguagem é trabalhada no mestrado e no doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Univás, e como as pesquisas e projetos são desenvolvidos no PPGCL tendo em vista sua área de concentração – Linguagem e Sociedade – e suas três linhas de pesquisa, a saber: Análise de Discurso, Língua e Ensino, e Linguagem, Conhecimento e suas tecnologias. Ao final da entrevista, a professora anunciou que, neste ano, o processo seletivo acontecerá em novembro. Para o mestrado as inscrições estarão abertas de 01 de outubro a 06 de novembro. Para o doutorado vão de 01 de outubro a 13 de novembro. Para conferir a entrevista, clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=GlME63reN5I&feature=youtu.be.

Docentes e discentes do PPGCL participam do 63º GEL em Campinas

 

O 63º Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos aconteceu entre 7 a 9 de julho na Unicamp e contou com a participação de diversos docentes e discentes do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Vale do Sapucaí (PPGCL-Univás). No primeiro dia do evento, a Profa. Dra. Ana Claudia Fernandes Ferreira (PPGCL-Univás) propôs um simpósio intitulado “Língua, leitura, escrita, cidade: a linguagem em circulação de saberes em diferentes espaços”, no qual apresentou o trabalho “O paulistano em diferentes enciclopédias: constituição de uma memória de (diversos) saberes”. No mesmo dia, o simpósio “Reflexões sobre ensino-aprendizagem de leitura e escrita no espaço político-simbólico escolar”, proposto pelo Prof. Dr. Eduardo Alves Rodrigues (PPGCL-Univás), contou com a participação da Profa. Dra. Renata Chrystina Bianchi de Barros (PPGCL-Univás), que apresentou o trabalho “A diversidade na leitura (possível) de paradidáticos: ‘Pelos olhos de Nicolas’” (apresentado em parceria com o coordenador do simpósio) e da Profa. Dra. Joelma Pereira de Faria (PPGCL-Univás), cujo trabalho se intitulou “Oficinas de Escrita”. Ainda no dia 7 de julho, A Profa. Dra. Greciely Cristina da Costa (PPGCL-Univás) apresentou o trabalho “Corpo em jogo: tecnologia, memória e ideologia” no simpósio “Discurso e tecnologia: processos de significação na contemporaneidade”. No dia 8, a Profa. Dra. Telma Domingues (PPGCL-Univás) apresentou o trabalho intitulado “O sujeito urbano e a notícia impressa: novos percursos de leitura” no simpósio “Discursos e sentidos: a constituição e a circulação de diferentes materialidades”. Ainda no segundo dia do evento, a Profa. Dra. Carolina Fedatto (PPGCL-Univás) apresentou o trabalho “O que diz uma negação? Leitura, discurso, silêncio” no simpósio “Que corpo é este? Entre deslizamentos de significantes um corpo se inscreve... Inconsciente e Ideologia inscrevendo corpos na linguagem”. Já no dia 9, a Profa. Dra. Débora Raquel Hettwer Massmann coordenou o simpósio “Sentido e Sociedade: as minorias no século XXI”, no qual apresentou o trabalho “Sentido e sociedade: uma análise enunciativa em torno da homofobia”. Participou também desse simpósio a discente Adriana de Moraes Pereira Santos (PPGCL-Univás) com o trabalho “A historicidade da linguagem nas novas configurações familiares: um olhar jurídico”. Ainda no último dia do evento, a pós-doutoranda Dra. Luciana Nogueira (PPGCL-Univás) apresentou o trabalho “Linguagem e metáfora nos “Cadernos do Cárcere” de Antonio Gramsci” no simpósio intitulado “Análise de Discurso e Conhecimento – algumas palavras sobre ciências e tecnologias de linguagem”.

Docente do PPGCL participa de Lançamento de livros em São Paulo

 

Lançando e divulgando o trabalho de pesquisa realizado no âmbito do Projeto de Pesquisa “Efeitos de sentido do discurso medicalizantes na escola”, qual coordena, a Profa. Dra. Renata Chrystina Bianchi de Barros participou, no dia 26 de junho de 2015, da sessão de lançamento de livros durante o XII CONPE – Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional e 37th Annual Conference of the International School Psychology Association na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo. Durante o evento, a professora divulgou a obra “Sociedade e Medicalização” (Campinas: Pontes Editores; FAPEMIG, 2015), publicação da Coleção Linguagem e Sociedade do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da UNIVÁS, organizada em conjunto com a Profa. Dra. Lucia Masini (PUC-SP). Esteve presente, cumprimentando as organizadoras e também divulgando obra da qual participa, o Prof. Dr. José Carlos Libâneo (PUC-GO), importante referência no Campo das Ciências Humanas e Sociais. A obra “Sociedade e Medicalização” também foi objeto da conversa com o Prof. PhD. Paul A. Bartolo, da University of Malta (Carmel CEFAI). Sinopse do livro: O livro “Sociedade e Medicalização” compõe-se no bojo dos trabalhos que buscam caminhos de compreensão e superação das formas medicalizantes da vida. Cada texto traz em si uma forma de compreender o fenômeno crescente de medicalização da vida, oferecendo ao leitor ferramentas de diversas ordens que podem contribuir para o debate e para a construção de estratégias e ações voltadas para a promoção e para a valorização da diversidade humana. Sob uma diversidade teórica representativa do largo interesse sobre o tema, os trabalhos dessa obra são, sobretudo, atravessados por estudos da linguagem. Escritos por psicólogos, fonoaudiólogos, linguistas, neurolinguistas, pedagogos e educadores físicos, os textos deste livro se voltam para todos aqueles que se interessem pela compreensão e/ou pela práxis com o tema da (não)medicalização.

Docente do PPGCL participa de evento na UEMS

 

A Profa. Dra. Greciely Costa, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL) da Univás, participou da I Jornada de Estudos em Semântica e Análise de Discurso, realizada pela Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS) nos dias 25 e 26 de junho. “Porque pacificar não significa paz” é o título do trabalho que a professora Greciely apresentou na mesa redonda “Análise de Discurso”. O evento reuniu pesquisadores que se dedicam ao estudo da linguagem tanto a partir da perspectiva teórica da Semântica Histórica da Enunciação quanto da Análise de Discurso, promovendo assim um interessante e produtivo diálogo acerca do tema “Marcha, identidade e fronteira”.

V Seminário de Projetos apresenta resultados do projeto DISUPI

 

Encerrando o primeiro semestre de 2015, o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL), por meio do seu Núcleo de Pesquisas em Linguagem (Nupel), realizou o V Seminário de Projetos que contou com a apresentação do Projeto "Discurso, individuação do sujeito e processos identitários - Espaço, Acontecimento e Memória no Sul Mineiro (DISUPI)". No evento aberto, do qual participaram docentes, discentes e demais interessados, a Profa. Dra. Eni Orlandi, coordenadora do projeto, apresentou alguns dos resultados dos anos de pesquisa e de funcionamento do projeto, encerrado no início do ano de 2015. A apresentação contou ainda com a breve participação de diversos pesquisadores envolvidos (da graduação, pós-graduação e egressos) no projeto.

PPGCL-Univás participa da 1ª Feira de Ciência e Tecnologia da Univás

 

Durante a 1ª Feira de Ciência e Tecnologia, docentes e alunos do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL) desenvolveram atividades voltadas ao público que visitou a feira entre os dias 26 e 29 de maio. Entre as atividades que foram realizadas estão o Varal de Poesia, a Conversa com Pós-graduando, a Contação de histórias, o Concurso de Microcontos, e a História coletiva em Post-it, Exibição e discussão de curtas. O objetivo das atividades foi de aproximar os visitantes de diferentes práticas de linguagem.

Projeto ALinE realiza oficina "Mídia e(m) sala de aula"

 

Dando continuidade ao Projeto de Extensão Universitária A linguagem vai à escola – AlinE, em 23 de maio, foi realizada a Oficina Mídia e(m) sala de aula, ministrada pelos professores do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL), Carolina Fedatto e Guilherme Carrozza, aos professores da Escola Municipal Professora Isabel Coutinho Galvão. Objetivando proporcionar aos participantes elementos para considerar a mídia a partir do conceito de ideologia, os professores trabalharam com anúncios publicitários de revistas, vídeos da web e recortes dos filmes “Rei Leão” e “A vida é bela”, mostrando o modo como é possível desnaturalizar o trabalho de leitura e interpretação em relação a esses materiais em sala de aula. Assim, os professores chamaram a atenção dos participantes para o fato de que os materiais midiáticos não são meros instrumentos a serem trabalhados como se sua linguagem fosse transparente, propondo outro modo de trabalhá-los em sala de aula a partir de suas especificidades e relação com a ideologia.

Coordenadora do PPGCL, Profa. Dra. Eni P. Orlandi, viaja a Turim e a Paris a trabalho

 

Nos meses de abril e maio de 2015, a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL) da Univás, Profa. Dra. Eni Puccinelli Orlandi, viajou a Turim e Paris, para realizar uma série de reuniões de trabalho. A convite da Universidade de Turim (UNITO, Itália), ministrou, no Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras e Cultura Moderna desta universidade, duas conferências: "Du fait à l'événement: de la differénce et de fa resistance (confrontation à l'intolérance par des gestes symboliques)", no Departamento de Francês, e "Era uma vez sujeitos e lendas: versões, transformações, memória", no Departamento de Português. A partir de sua estadia em Turim, como professora visitante, a Profa. Eni Orlandi firmou compromisso com pesquisadores da UNITO para a realização de um convênio interinstitucional internacional com a Univás, que explorará, de forma central, o tema dos chamados textos "expográficos": textos que se apresentam e circulam em museus, teatros e exposições diversas, anunciando os objetos de arte ou culturais em exposição e/ou apresentação. Este convênio com a UNITO estabelece oportunidades a docentes e discentes do PPGCL/Univás para a realização de pesquisas que se inscrevam na conjunção dos Estudos da linguagem, da Arte e da Cultura. Já em Paris, na Universidade de Paris-13, a Profa. Eni Orlandi conduziu reuniões de trabalho e realizou apresentações em torno dos seguintes textos: "La langue, les langues et le multilinguisme", "Du fait à l'événement: de la differénce à la resistance" e "Parcours: corps et espace réécrivent le sujet". Na temporada em Paris, a professora reuniu-se com pesquisadores franceses com quem tem mantido profícuas relações de trabalho. Essa missão realizada em universidades estrangeiras constituiu-se como mais uma das iniciativas que integram o processo de internacionalização do PPGCL, e visa à cooperação mútua com instituições e centros de pesquisa no exterior de modo a promover o contínuo intercâmbio de pesquisadores e da produção científica.

Estrutura do curso e o processo de escrita em ciência foram os temas do IV Seminário de Projetos

 

No dia 14 de maio de 2015, aconteceu, no salão de eventos da Unidade Fátima da Universidade do Vale do Sapucaí, o IV Seminário de Projetos, organizado pelo Núcleo de Pesquisas em Linguagem - Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem. Nesse evento, a Profa. Dra. Débora Massmann apresentou ao público, composto por discentes do curso e outros interessados, o funcionamento e estrutura de convênios, projetos e grupos de pesquisa do curso de Pós-graduação em Ciências da Linguagem. Já a Profa. Dra. Maria Onice Payer e Profa. Dra. Joelma Faria apresentaram o trabalho intitulado "O processo da escrita do texto científico", no qual discorreram sobre a escrita no contexto acadêmico.

III Seminário de Projetos do PPGCL apresenta atividades do Grupo DISENSO

 

Na última quinta-feira, dia 07 de maio, foi realizado o III Seminário de Projetos do PPGCL, que trouxe a lume parte dos trabalhos realizados pelos pesquisadores do Grupo “Discurso, Sentidos e Sociedade” (DISENSO). O Disenso é um grupo de pesquisa cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e coordenado pelas docentes do PPGCL, Profa. Dra. Débora Massmann e Profa. Dra. Andrea Domingues. Na programação deste evento, organizado pelo PPGCL através do NUPEL, estiveram reunidos pesquisadores de diferentes universidades do Brasil que se interessam pelo(s) discurso(s) das e sobre a minorias.

PPGCL realiza o II Seminário de Projetos

 

Dando continuidade às apresentações de Grupos e Projetos de Pesquisa que fazem parte do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL) da Univás, o Núcleo de Pesquisas em Linguagem (NUPEL) realizou, no dia 29 de abril, o II Seminário de Projetos. Nessa edição do evento, as professoras do PPGCL Carolina Fedatto e Paula Chiaretti expuseram seus projetos de pesquisa "Negação, subjetividade e relações sociais" e "Subjetividade, sociedade e discurso: o funcionamento de imperativos e técnicas na contemporaneidade", respectivamente.

Docentes do PPGCL-Univás apresentam os projetos de pesquisa desenvolvidos em convênios com universidade do Chile e de Cuba

 

O I Seminário de Projetos aconteceu no dia 23 de abril, no salão de eventos da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), unidade Fátima. O evento, promovido pelo Núcleo de Pesquisas em Linguagem (Nupel), inaugura uma série de seminários que serão realizados com o objetivo de apresentar os Grupos e Projetos de Pesquisa em desenvolvimento no Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL) da Univás. Neste primeiro Seminário de Projetos, foram apresentados os projetos de pesquisa que se desenvolvem em parceria com universidades internacionais. A Profa. Dra. Greciely Cristina da Costa apresentou o projeto “Discurso e silêncio: política, ciência e arte”, desenvolvido no âmbito do Convênio de Cooperação Científica e Cultural entre a Universidad Central Marta Abreu de las Villas, de Cuba, e o PPGCL-Univás. Já a Profa. Dra. Paula Chiaretti apresentou “O projeto da identidade nacional: um estudo a partir da literatura e da imprensa”, pesquisa realizada no âmbito do Convênio de Cooperação Científica e Cultural estabelecido entre a Universidad de Valparaíso, no Chile, e o PPGCL-Univás. Por fim, o mestrando Wagner Jonas Franco expôs seu trabalho acerca da relação entre literatura, acontecimento discursivo e construção de identidade que vem realizando no interior do projeto coordenado pela Profa. Paula Chiaretti.

Docente do PPGCL participa de evento na UFU

 

Nos dias 16 e 17 de abril, a Profa. Dra. Greciely Costa do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Univás participou do III CID – III Colóquio Nacional e II Colóquio Internacional do Grupo de Pesquisa “O Corpo e a Imagem no Discurso: Gêneros Híbridos”, na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). No evento, a referida professora compôs a Mesa Redonda “Corpo como objeto de análise discursiva”, na qual apresentou o trabalho “Modos de significação do corpo: o equívoco na imagem e seus efeitos de sentido”. Ela também coordenou o Simpósio “Laços e Traços: Corpo e Desenho”. O evento que tinha como ensejo contribuir com reflexões teórico-metodológicas acerca de corpora de pesquisa que contemplam o corpo e/ou a imagem no campo da linguagem, reuniu no III CID, pesquisadores de diferentes instituições de ensino do Brasil e do exterior.

Docente da UFF, Dra. Silmara Dela da Silva, é convidada pelo NUPEL para conferência

 

No dia 9 de abril de 2015, o Núcleo de Pesquisas em Linguagem promoveu a conferência “Linguagem e tecnologia: a mídia e os seus arquivos” com a professora Dra. Silmara Dela da Silva da Universidade Federal Fluminense (UFF). O evento aconteceu no salão de eventos da Univás, campus Fátima, e contou com a participação de docentes e alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem e outros participantes da comunidade. A Profa. Dra. Silmara apresentou um trabalho sobre o modo de funcionamento de arquivos na mídia e apresentou análises de um blog da Revista Época, intitulado “FAZ CABER”, promovendo uma interessante reflexão sobre diferentes funcionamentos discursivos.

 

Convênio UNIVÁS-IFSULDEMINAS: atividades de pesquisa em Machado

 

Em uma pesquisa de campo, que compõe o cronograma do “Projeto Vida Urbana e Rural no sul de Minas”, foram realizadas no dia 1 de abril entrevistas com professores em dois estabelecimentos de ensino na cidade de Machado. Na parte da manhã, as pesquisadoras Telma Domingues da Silva (UNIVÁS), Caroline Cunha (IFSULDEMINAS) e Ellissa Caixeta (IFSULDEMINAS) entrevistaram a professora Cida, na escola do bairro da Conceição, bairro rural de Machado que abriga uma comunidade de descendentes de italianos. É uma escola da prefeitura, mas conta com apoio das associações de bairro, que colaboraram com a instalação de um playground para as crianças entre outras coisas. A escola oferece os anos iniciais do ensino fundamental (até o quinto ano). Na parte da tarde, as pesquisadoras estiveram no IFSULDEMINAS, instituição que oferece na região formação de ensino médio e superior aos jovens. São diversos cursos, muitos voltados para a agricultura, como o curso técnico em Agropecuária (nível médio) e curso de Tecnólogo em Cafeicultura (superior), possibilitando a integração do jovem à economia local. Conversaram no Instituto com os professores Ivan Franco Caixeta e Sergio Luiz Santana de Almeida, que forneceram certo panorama dessa realidade local e nela a busca de um produto agrícola mais valorizado. A região se destaca como grande produtora de café, com propriedades pequenas e médias, atendendo hoje mercados internacionais que buscam um produto diferenciado (café orgânico, cerfificações Fair Trade, rainforest etc.). 

 

Livro de Professora do PPGCL é notícia no Jornal da Unicamp

 

O livro "Sentidos de milícia: entre a lei e o crime" da docente do PPGCL-UNIVÁS, Greciely Costa, publicado pela Editora da Unicamp, é matéria dessa semana no Jornal da Unicamp. A obra é resultado da pesquisa desenvolvida pela pesquisadora durante seu doutorado sob orientação da coordenadora do PPGCL-UNIVÁS, professora Eni Orlandi.
Confira a matéria completa em: http://www.unicamp.br/unicamp/ju/621/por-que-chamar-policia-de-milicia.

 

NUPEL promove conferência com o Prof. Dr. Leandro Rodrigues A. Diniz (UFMG)

 

O Núcleo de Pesquisas em Linguagem promoveu a conferência “O português (do Brasil) no ‘mundo globalizado’: entre movimentos de colonização e descolonização” com o professor Dr. Leandro Rodrigues Alves Diniz da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O evento aconteceu no dia 27 de março de 2015 no salão de eventos da Univás, campus Fátima, e contou com a participação de docentes e alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem, entre outros. A conferência contribuiu para a ampliação da discussão acerca dos estudos da língua bem como das políticas linguísticas que utiliza diferentes designações da língua portuguesa (do Brasil) que, por sua vez, produzem efeitos distintos.

 

Professora do PPGCL-Univás participa de atividades no Pará

 

A Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), professora Andrea Silva Domingues, que também é docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem e do curso de História da Univás, participou, entre os dias 16 e 21 de março de 2015, de atividades de ensino e pesquisa, representando a instituição no Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura do Campus Universitário do Tocantins/Cametá (PA), da Universidade Federal do Pará. A Professora Andrea Domingues, além de trabalhar socializando ensino e pesquisas realizadas no Sul de Minas Gerais, pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Univás, também atuou como Pró-Reitora de Pós-Graduação da Univás. Em reunião com a coordenação do Campus Universitário do Tocantins/Cametá, representada pelos professores Doriedson Rodrigues e Celeste Pinto, esta coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura do Campus Universitário do Tocantins/Cametá, oficializou o início do Termo de Cooperação Técnico-Científica entre o Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Pará e a Univás, por meio do grupo de pesquisa Discurso, Sentidos e Sociedade (DISENSO) do PPGCL, coordenado pelas professoras Débora Massmann e Andrea Domingues. Para a Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da Univás, professora Andrea Domingues, com esta ação, é possível materializar o intercâmbio que já vem se constituindo com diversas outras instituições nacionais e internacionais: “a experiência que vivencio ao dialogar com os alunos e pesquisadores da cidade de Cametá (PA), e as visitas ás comunidades regionais, oportunizam a colaboração e o compromisso social de nossa instituição com ensino e pesquisa, para além da academia. Trata-se de uma atividade constante dos docentes do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Univás", finalizou Andrea Domingues..

 

Profa. Dra. Greciely Costa ministra Aula Inaugural na Unemat

 

No dia 09 de março, a Profa. Dra. Greciely Costa, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Univás, participou de uma série de atividades na Universidade do Estado do Mato Grosso (Unemat), em Cáceres. Pela manhã, participou da banca examinadora da dissertação de mestrado "A formulação da proposta de redação do Enem: a projeção imaginária e o efeito leitor/escritor ideal", apresentada por Amilton Flávio Coleta Leal ao Programa de Mestrado em Linguística da Unemat. Fizeram parte dessa banca as professoras Dra. Ana Maria Di Renzo e Dra. Ana Luiza Artiaga Rodrigues da Motta, orientadora do trabalho. À tarde, a professora Greciely esteve reunida com a coordenadora do Mestrado, Profa. Dra. Ana Luiza Artiaga Rodrigues da Motta, com os coordenadores do Centro de Estudos e Pesquisas em Linguagem - CEPEL, Prof. Dr. Taisir Mahmudo Karim e Profa. Dra. Joelma  Aparecida Bressanin, e com a Profa. Dra. Silvia Regina Nunes, discutindo questões relacionadas ao desenvolvimento de pesquisas e à produção científica. No mesmo dia, à noite, a professora Greciely ministrou a Aula Inaugural intitulada "Uma denominação e seus efeitos de sentido: o político da palavra e a política do silêncio", assim dando início às atividades acadêmicas de 2015 do Mestrado em Linguística. Nesse evento, seu livro "Sentidos de milícia: entre a lei e o crime", publicado pela Editora da Unicamp no final do ano passado, foi lançado.

 

NUPEL realiza Aula Inaugural com o Prof. Dr. José Horta Nunes

 

O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL) realizou, no dia 05 de março de 2015, no Salão de Eventos da UNIVÁS (Unidade Fátima), a aula inaugural intitulada “Linguagem, Palavra, Cidade: sentidos em trânsito”, com o Prof. Dr. José Horta Nunes, pesquisador do Laboratório de Estudos Urbanos da Universidade Estadual de Campinas. Participaram da mesa solene de abertura o Prof. Dr. Luiz Roberto Martins Rocha, Vice-Presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí e Diretor da Univás Virtual, a Pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, Profa. Dra. Andrea Domingues, representando também o Magnífico reitor da Universidade do Vale do Sapucaí, o Prof. Ms. Carlos de Barros Laraia, e a Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem, Profa. Dra. Eni Orlandi. Também prestigiaram o evento alunos e professores do programa, assim como alunos e pesquisadores de outras Instituições de Ensino Superior. Na ocasião, o convidado, Prof. José Horta, apresentou parte de sua pesquisa relacionada à lexicografia discursiva, mostrando de que maneira palavras como cidade, metrópole, tráfego, trânsito produzem diferentes sentidos a partir de diferentes lugares simbólicos (na lei, na literatura, no cinema). O evento se constitui também em um acontecimento tradicional da Univás. Por meio dele, o programa tem partilhado com a Comunidade Científica do Sul de Minas as atividades de formação, pesquisa e de extensão desenvolvidas e praticadas pelo PPGCL em âmbito regional, nacional e internacional.

 

PPGCL lança Banco de Dissertações e Teses

 

Nesta quinta-feira, 05 de março de 2015, durante sua Aula Inaugural, o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem, coordenado pela Profa. Dra. Eni P. Orlandi, fará o lançamento do Banco de Dissertações e Teses do Programa. Com esta iniciativa, o PPGCL coloca em prática mais uma norma da Capes em relação aos cursos nota 4: a digitalização das dissertações e, futuramente, das teses, discentes. O banco de dissertações e teses constitui uma ferramenta importante na circulação dos trabalhos desenvolvidos por nossos alunos uma vez que dá ampla visibilidade às pesquisas desenvolvidas pelos discentes no âmbito do Programa. Para acessar, clique no link http://m.univas.edu.br/sistemas/Cons_Repos_Biblioteca_2.asp (também disponível na página do PPGCL). O projeto “Banco de Dissertações e Teses” foi desenvolvido pela Profa. Dra. Débora Massmann, vice-coordenadora do PPGCL, junto à Biblioteca e à Gerência de Informática da Univás e contou com o apoio da Pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa. A coordenação do PPGCL agradece a todos os envolvidos nesta atividade.

 

Docentes e aluno do PPGCL participam do Congresso Internacional da Abralin na UFPA

 

A Associação Brasileira de Linguística se reuniu em Belém-PA de 2 a 5 de março de 2015. O evento contou com dois simpósios temáticos coordenados por docentes do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem. Propondo uma discussão sobre linguagem e tecnologias na produção e divisão dos saberes, a Profa. Dra. Ana Cláudia Fernandes Ferreira (Univás) coordenou um simpósio juntamente com a Profa. Dra. Carolina de Paula Machado (UfsCar). Nesta ocasião, a Profa. Ana Cláudia apresentou o trabalho “Línguas do/no Brasil na Desciclopédia” e a Profa. Dra. Paula Chiaretti (Univás) falou sobre “Efeitos e sentidos de ‘software intuitivo’”. Buscando reunir pesquisas que problematizem as relações teóricas entre os campos do Discurso e da Psicanálise, a Profa. Dra. Carolina P. Fedatto (Univás) coordenou outro simpósio com a Profa. Dra. Fernanda L. Lunkes (IFPR). Neste simpósio, o doutorando Atílio Catosso Salles (Univás) apresentou a comunicação “O corpo (só) produz amor, dor e arte” e a Profa. Carolina discutiu “Lapsos de língua e ideologia: uma análise do termo ‘nasciturno’”. Os simpósios contaram com a participação de pesquisadores de diversas universidades brasileiras e reuniram um público interessado em avançar nas discussões propostas pelas linhas de Análise de Discurso e Linguagem, conhecimento e suas tecnologias. Durante o evento também houve o lançamento dos livros “Uma história da Linguística: entre os nomes dos estudos da linguagem”, de Ana Cláudia Fernandes Ferreira, Editora RG e “Um saber nas ruas: o discurso histórico sobre a cidade brasileira”, de Carolina P. Fedatto, Editora da Unicamp.

 

MESTRADO E DOUTORADO

Programa de Pós-Graduação

em Ciências da Linguagem