Apresentação  
 

O Núcleo de Pesquisas em Linguagem (NUPEL) foi criado como órgão do PPGCL, com o objetivo de contribuir com a produção, discussão e divulgação das pesquisas acadêmicas docentes e discentes, tornando-se, assim, responsável pela organização, realização e gestão de eventos científicos (encontros, seminários, colóquios, jornadas, congressos etc.), reuniões de trabalho e outras atividades de pesquisa. Assim, o NUPEL faz funcionar um conjunto de projetos, individuais ou coletivos, e de eventos, na gestão das atividades de pesquisa do corpo docente e discente, dando uma visibilidade maior ao nosso Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem pela sua produção intelectual, além de produzir uma relação de intercâmbio com os pesquisadores dessa área, do Brasil e do exterior, e promover as relações acadêmico-científicas com outras IES. Contando com uma sede, equipamentos de pesquisa, uma biblioteca específica, e um arquivo com materiais de pesquisa já realizadas e em andamento, o NUPEL também se caracteriza por ser um espaço privilegiado de interlocução com os demais departamentos da universidade e com outras instituições, visando articular extensão, ensino e pesquisa de forma a estimular o desenvolvimento do sujeito pesquisador, tanto em relação a suas pesquisas, como no ensino e no modo como este sujeito se insere na produção de conhecimento, com suas atividades.

 

Entre as atividades do NUPEL, as reuniões de trabalho dos projetos de pesquisa têm um espaço importante na agenda das atividades do curso e vêm produzindo resultados produtivos, com a participação e o envolvimento de todo o corpo docente e discente e mesmo de pesquisadores de outras instituições, egressos e de outros cursos da universidade. Ao lado dessas reuniões, o NUPEL vem promovendo outras atividades, sendo algumas voltadas para o corpo docente e discente do programa e outras mais abrangentes, abertas para a comunidade acadêmica da Univás, para diferentes instituições da região sul mineira e outras regiões do Brasil, como os Seminários Abertos, as Jornadas, os Seminários Temáticos, Conferências e Palestras. Estas últimas são em geral realizadas por professores convidados, do Brasil ou do exterior, sobre temas de interesse, principalmente para os que frequentam nossos cursos, mas, também, para outras áreas da universidade e outras instituições da região. Dentre os eventos promovidos, vale destacar três que têm sido muito importantes e alcançado grande êxito em suas realizações: 1. o SIMDT (Seminário Integrado de Monografias, Dissertações e Teses) aberto para toda a comunidade acadêmica da Univás, bem como para outras universidades, reunindo trabalhos de iniciação científica, dissertações de mestrado e teses de doutorado; 2. o SEPA (Seminário de Pesquisas em Andamento); 3. o Enelin (Encontro de Estudos da Linguagem), que acontece de dois em dois anos reunindo diversos pesquisadores do Brasil e do exterior.

 

Todas essas atividades e eventos tornaram possível a circulação de trabalhos de diversos pesquisadores: professores e alunos do programa, convidados de diversas instituições brasileiras e estrangeiras, alunos e professores de outros cursos de pós-graduação que participam de nossas atividades e eventos, além de trabalhos de iniciação científica de cursos da graduação da Univás e de outras universidades, contribuindo, deste modo, para a inserção social mais ampla na comunidade acadêmica.

 

Diversos pesquisadores já apresentaram suas pesquisas em eventos promovidos pelo NUPEL. Dentre eles, podemos destacar: Jean-Marie Fournier (Univ. de Paris III), Francine Mazière e Marie-Anne Paveau (Univ. de Paris XIII), Simone Delesalle (Univ. de Paris VIII), Romain Descendre (ENS de Lyon), Patrick Sériot e Ekaterina Velmezova (Univ. de Lausanne), Bernard Bosredon (Univ. de Paris III), Miguel Borgoño (Universidad de Valparaíso), Ana Iris Martinez Días (Universidad Central Marta de Las Villas), Mara Glozman (Universidad de Buenos Aires).

 

São inúmeros os professores convidados de outras instituições do Brasil, como FACAPA, UNIFAL, UFJF, IFSULDEMINAS, UFU, UFMG, UNICAMP, USP, UNESP, UFSCAR, PUC/Campinas, PUC/SP, UNEMAT, UFRGS, UFSM, FURG, FUMEC, UCB, UFPI, entre outras.

 

Nesses anos de atividades, o NUPEL vem, assim, promovendo atividades que possibilitam a apresentação e discussão das pesquisas de professores e alunos do curso em Ciências da Linguagem, da universidade e de outras instituições, do Brasil e de fora do Brasil. Tanto nas pequenas reuniões de trabalho de projetos de pesquisa como nos grandes encontros internacionais, o NUPEL vem ajudando a construir um espaço produtivo de integração entre o corpo docente e o corpo discente. Em relação ao discente, vem se procurando fazer com que ele se situe, não apenas no lugar de aluno, mas que também se coloque como pesquisador e como futuro docente pesquisador. Objetiva-se fazer com que, ao final de seu percurso pela pós-graduação, o aluno esteja apto a produzir e a discutir sobre suas pesquisas em torno da área e temas urgentes da atualidade, que tocam a questão da linguagem, do ensino e da educação, tanto na atividade de docência, como na participação em eventos científicos, na publicação e na gestão, assegurando uma produção científica de qualidade. Em relação ao docente, vem-se procurando reafirmar a importância da produção científica aliada às atividades de sala de aula e orientação, reiterando a relação indissociável entre a extensão, o ensino e a pesquisa, primordial em um programa de pós-graduação de qualidade. Além disso, a partir de suas atividades, o NUPEL tornou-se uma via importante para o estabelecimento e consolidação de relações acadêmicas de nosso Programa com outras IES, e para nossa inserção social, propiciando a produção, circulação e divulgação científica.

Coordenação do NUPEL

 

Atualmente, o Nupel é coordenado pela Profa. Dra. Paula Chiaretti.

Contato:  nupel.univas@gmail.com

 

MESTRADO E DOUTORADO

Programa de Pós-Graduação

em Ciências da Linguagem