Perfil do Egresso 
 

 

O egresso do Programa, de acordo com nossos objetivos, é um especialista que alia ensino e pesquisa em suas atividades profissionais, seja qual for sua área, desenvolvendo para isso seu domínio da relação linguagem e sociedade, em sua área de conhecimento. Em consequência deve ser capaz de analisar e compreender a estrutura e o funcionamento da linguagem nos diferentes domínios disciplinares; deve ter aumentado seu nível de conhecimento da linguagem em geral, em relação aos diferentes discursos que circulam na sociedade, e saber trabalhar com a linguagem como fato social no processo histórico, e na produção científica. Esse cientista, seja qual for seu domínio de conhecimento, torna-se um sujeito capaz de refletir sobre seus próprios instrumentos e seu objeto de estudos e pesquisa; por outro lado, há aqueles que desenvolverão seu conhecimento de linguagem para contribuir com eficácia para o ensino e aprendizagem da(s) língua(s),atuando seja no nível fundamental, médio ou superior.


Os egressos do Programa estão atualmente atuando como docentes na própria UNIVÁS em cursos de Comunicação, Letras, Ciências Contábeis, Sistemas de Informação, História, Artes, ou em outras instituições, como a IFSUL, FEPI, UNIFEI, FAE e outras da região; outros atuam como professores, ou, ainda, como coordenador do escritório de assuntos Internacionais e Projetos Especiais do Instituto Nacional de Telecomunicação (Inatel) no sul de Minas; há também um assessor de Desenvolvimento Institucional da UNIVÁS. Muitos deles são professores da rede pública de ensino em diversas cidades no sul de Minas. Por outro lado, vários já estão realizando seus doutorados em várias universidades do país, em continuidade ao mestrado realizado na UNIVÁS. Em nosso primeiro processo seletivo para o Doutorado realizado em 2013, já tivemos mestrandos formados em nosso Programa inscritos para concorrer a uma vaga no curso, junto a candidatos vindos de outras IES. O que demonstra que, com o Doutorado, damos continuidade à formação desses alunos, ao mesmo tempo em que atendemos a demanda da região por esse nível de formação de alto nível.


Além disso, observamos que os alunos egressos de nosso Programa também têm investido na publicação de artigos e na participação em eventos com apresentação de trabalhos de modo a fazer circularem os resultados das pesquisas desenvolvidas no Mestrado.


Em geral, podemos dizer que os especialistas, que formamos, têm assumido suas posições como professores pesquisadores ou como profissionais de diferentes áreas, galgando novos espaços de atuação, dada sua formação, em um curso com as características do nosso, constituído por especialistas capazes de praticar a interdisciplinaridade, e por serem formados, nas condições que oferecemos em nosso curso, para se tornarem pesquisadores em suas diferentes áreas. E o ponto comum entre todas elas é o conhecimento da linguagem na relação com a sociedade.

MESTRADO E DOUTORADO

Programa de Pós-Graduação

em Ciências da Linguagem