REGIME DE FUNCIONAMENTO
Doutorado em Ciências da Linguagem

 

O Doutorado em Ciências da Linguagem funciona em regime semestral. O aluno poderá escolher, entre as atividades de ensino e pesquisa oferecidas a cada semestre, aquelas que desejar frequentar até a conclusão dos créditos exigidos.

 

O aluno do doutorado deve cumprir um mínimo de 40 créditos: dezesseis (16) créditos em disciplinas, sendo que cada disciplina corresponderá a quatro (4) créditos, obedecendo ao regime de aulas semanais e carga horária de 60 h/a no semestre letivo. Ele deverá cursar no mínimo quatro (4) disciplinas. Das disciplinas cursadas, ele deverá cursar necessariamente duas entre as avançadas e duas outras, a sua escolha, no conjunto de ofertas do curso, podendo uma delas ser cursada em outra instituição de ensino superior, em programa de pós-graduação credenciado pela CAPES. Em suma, cada aluno cumprirá, no mínimo:

 

  • Duas disciplinas avançadas;

  • Duas outras escolhidas no conjunto de ofertas do curso.

 

O aluno que já tiver cumprido todos os créditos necessários, poderá fazer sua matrícula só em “Tese”.

 

A defesa da Tese corresponderá a 24 créditos.

 

O aproveitamento do aluno de doutorado em cada disciplina será definido por provas escritas, trabalhos em grupo, monografias, seminários, bem como pela participação e interesse do aluno nas diversas atividades de cada disciplina e expresso pelos seguintes níveis de conceito:

 

A – Excelente, aprovado com direito a crédito (4);

B – Bom, aprovado com direito a crédito (3);

C – Satisfatório, aprovado com direito a crédito (2);

D – Fraco, reprovado sem direito a crédito (1);

E – Nulo, reprovado por frequência ou abandono, sem direito a crédito (0);

 

  • A disciplina cujo aproveitamento foi D e E poderá ser refeita e considerar-se-á a segunda nota obtida pelo aluno, porém, o primeiro conceito será registrado no histórico do aluno;

  • A média aritmética ,dos valores numéricos correspondentes às notas, representam o coeficiente de rendimento (CR) do aluno que deverá ser igual ou superior a 2,5, quando tiver completado as disciplinas mínimas necessárias segundo este regulamento;

 

As disciplinas cursadas fora do PPGCL da UNIVÁS deverão ser aprovadas pelo Colegiado do Programa de Pós-graduação e pelo Conselho de Pós-Graduação, observando sua pertinência teórica ao programa oferecido.

 

Quando houver convênio de cooperação acadêmica, científica, artística ou cultural, fixado entre a UNIVÁS e outra instituição do país, o limite de oito créditos para convalidação poderá ser alterado, mediante aprovação do Colegiado de curso.

 

As disciplinas cursadas anteriormente à matrícula regular do aluno só terão validade, caso tenham sido concluídas até 5 (cinco) anos antes do ingresso do interessado no Doutorado da UNIVÁS.

 

Antes da defesa da Tese, o aluno do curso de Doutorado deverá ser aprovado nos Exames de Qualificação, feitos em duas modalidades, e que deve acontecer até o final do sexto semestre, após a finalização dos créditos e da proficiência em duas línguas:

 

I - um exame de Qualificação em linha de pesquisa distinta daquela em que desenvolve sua Tese, sendo que a qualificação em linha de pesquisa do aluno bolsista deverá ocorrer logo após o término do terceiro semestre e a do aluno não bolsista logo após o término do quarto semestre;

II - o Exame de Qualificação de Tese, que incidirá sobre a versão preliminar da Tese, sendo que a qualificação de tese do aluno bolsista deverá ocorrer logo após o término do quinto semestre e a do aluno não bolsista até o final do sexto semestre.

 

Para a realização da qualificação de linha, o doutorando deverá:

 

  • definir uma das linhas compreendidas nas 3 linhas de pesquisa do Programa, necessariamente distinta daquela em que desenvolve a sua Tese;

  • escolher um docente integrante da linha de pesquisa em que pretende fazer a qualificação, e apresentar a este, em prazo acordado, o texto a ser qualificado, que deverá ter características de artigo passível de publicação em periódico especializado e indexado.

 

O curso de Doutorado em Ciências da Linguagem tem um prazo mínimo de conclusão de 30 meses e máximo de 48 meses, prevista uma prorrogação, em caráter excepcional, de 6 (seis) meses. Também é possível que o aluno tranque sua matrícula por 6 (seis) meses podendo renovar o trancamento pelo mesmo período, com total cessação de suas atividades acadêmicas.

MESTRADO E DOUTORADO

Programa de Pós-Graduação

em Ciências da Linguagem